Estádios da Copa viram preocupação para os organizadores da Rio-2016

(Foto: Divulgação)


Dois estádios da Copa do Mundo de 2014 tornaram-se mais uma preocupação para a preparação do Brasil para a Olimpíada de 2016. A Arena Amazônia, em Manaus, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, necessitam de cuidados extras para que possam receber os jogos do futebol olímpico em agosto. E isso já despertou um alerta no Comitê Rio-2016.

Os dois estádios foram reconstruídos para o torneio da Fifa ao custo de R$ 660 milhões e R$ 1,4 bilhão, respectivamente. Após a Copa, porém, quase não têm abrigado partidas de futebol. Também não têm recebido a devida manutenção, para o temor dos organizadores do torneio olímpico de futebol.

Em Brasília, por exemplo, a maior preocupação é com as condições do gramado do Mané Garrincha. O estádio tem recebido shows e festas, o que compromete o estado de seu campo. Durante o ano passado, o governo do Distrito Federal ainda atrasou pagamentos da empresa responsável por manter a qualidade da grama, a Greenleaf. Isso afetou as condições de jogo no estádio.

Em entrevista ao UOL Esporte, o secretário de Turismo do DF, Jaime Recena, reconheceu o problema com o gramado, mas disse que ele já foi superado. Segundo Recena, a grama do Mané Garrincha está sendo tratada já visando aos Jogos Olímpicos. O secretário disse que o campo, assim como a estrutura do Mané Garrincha, estará preparado para a Olimpíada em maio, quando o Mané Garrincha deve ser entregue ao Comitê Organizador Rio-2016.

Obras na Arena Amazônia
O gramado também já foi problema na Arena Amazônia. Em novembro, a mesma empresa que trabalhava no Mané Garrincha interrompeu a manutenção da grama no estádio de Manaus depois de ficar meses sem receber. Lagartas infestaram o gramado, que teve que ser replantado. Nesta semana, o governo do Amazonas anunciou que esse trabalho já foi concluído. Mais preparativos para a Olimpíada, porém, ainda precisam ser realizados.

A Arena Amazônia só tem dois vestiários para jogadores. Como o torneio de futebol da Olimpíada de 2016 prevê a realização de dois jogos no mesmo dia no estádio, é necessário que as arenas olímpicas tenham quatro locais para preparação e aquecimento de atletas. O governo do Amazonas sabe disso e prometeu adaptar seu estádio aos requisitos olímpicos. As obras para isso ainda não foram iniciadas.

Além disso, o Comitê Organizador Rio-2016 também solicitou ao governo amazonense melhorias nos estacionamentos, calçadas e ruas dentro do complexo da arena. A Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) informou que os projetos para a execução dos serviços estão sendo finalizados. Por isso, as obras ainda não começaram e o custo delas ainda é desconhecido.

Os jogos de futebol da Olimpíada também serão realizados no Engenhão e Maracanã, no Rio de Janeiro; na Arena Corinthians, em São Paulo; no Mineirão, em Belo Horizonte; e na Fonte Nova, em Salvador. O Comitê Rio-2016 e a Fifa (que supervisiona a organização dos campeonatos olímpicos) informam que nenhuma questão específica ameaça a realização do torneio em qualquer cidade-sede, incluindo Manaus e Brasília.

UOL Esporte

Comentários