Globo impõe jogos depois da novela em contrato da Libertadores

A Globo exigiu a realização de jogos após o horário de suas novelas no contrato de televisão da Libertadores. A informação consta de processo judicial movido pela emissora contra a Conmebol, a Fox e agências de marketing relacionado aos direitos da competição sul-americana.

Os contratos da Globo, na verdade, são com a T & T e a Torneos, empresas que atuam como intermediárias e compram da Conmebol os direitos de televisão da Libertadores. A confederação sul-americana rescindiu esses acordos, o que deixou a emissora carioca sem garantia de poder transmitir o torneio.

Bem, no processo para tentar assegurar a Libertadores, a Globo cita a necessidade de participar de reuniões técnicas em dezembro de 2015 para tomar decisões sobre tabelas, horários e locais de jogos da competição de 2016. Para ilustrar sua posição, a emissora usa a cláusula 2.1 do contrato de televisão da Libertadores de 2015 a 2018. O compromisso é com a T & T que tem de repassar a obrigação a Conmebol.

No texto, fica claro que a confederação sul-americana é obrigada a tentar marcar jogos às 21h45 nos meios de semana, e às 16 horas, se forem no final de semana. Assim, as partidas ocorrem após a novela da Globo. Veja o texto:

“A CEDENTE compromete-se a envidar os melhores esforços para que os JOGOS (i) nos meios de semana, sejam realizados sempre às quartas-feiras, às 21:45h horas, (ii) neste mesmo horário se realizados em outros dias do meio de semana, e (iii) às 16:00 horas quando ocorrerem aos sábados e domingos, todos os horários de Brasília – DF.”

O horário de 21h45 é imposto pela Globo também em transmissões do Brasileiro e é alvo de severas críticas de torcedores. Com a partida mais tarde, o torcedor que vai a campo tem dificuldade para voltar para casa e para acordar no dia seguinte para trabalhar.

Na ação judicial contra a Conmebol, fica claro que a emissora quer participar de reuniões técnicas para poder adaptar a tabela as suas necessidades. A atual tabela da Libertadores já prevê diversos jogos do Corinthians às 21h45, mesmo sem a Globo ter ainda a garantia de que poderá transmiti-los.

UOL Esporte

Comentários