Por unanimidade, paraguaio é eleito novo presidente da Conmebol

O paraguaio Alejandro Domínguez, de 44 anos, foi eleito por unanimidade nesta terça-feira novo presidente da Conmebol, em eleições realizadas na sede da entidade, em Luque (Paraguai) com chapa única, após a desistência do uruguaio Wilmar Valdez.

O dirigente, que estava no comando da Associação Paraguaia de Futebol, recebeu o voto das dez confederações nacionais filiadas, incluindo a CBF, que foi representada pelo presidente em exercício, Antônio Carlos Nunes de Lima.

Domínguez será o terceiro paraguaio a presidir a Conmebol, sucedendo o compatriota Juan Ángel Napout, que foi preso na Suíça em dezembro do ano passado, por suposto envolvimento em esquema de corrupção envolvendo a venda de direitos de transmissão e marketing de competições.

Napout foi detido em dezembro na Suíça, onde depois apresentou sua renúncia ao cargo, e posteriormente foi extraditado aos Estados Unidos. Antes dele, quem estava à frente do organismo até 2013 era Nicolás Leoz, que também é investigado no caso.

Neste mês, a Procuradoria do Paraguai realizou operação de busca e apreensão na sede da Conmebol e recolheu cerca de 10 mil documentos, entre eles todos os contratos da instituição com empresas e outras entidades entre os anos 2006 e 2013.

O primeiro vice-presidente da entidade será o colombiano Ramón Jesurún, mandatário da Divisão Maior do Futebol Colombiano (Dimayor), responsável pelos principais torneios do país. O segundo vice será o presidente da Federação Venezuelana de Futebol, Laureano González. 

UOL Esporte

Comentários