Clube paulista divide festa do centenário com o Corinthians

 . Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Gazeta Press

Clube de Bauru comemora retorno à elite no ano do centenário

O 1º de setembro de 2010, celebrado pelos corintianos, também marca a festa de um século de vida de outro tradicional clube paulista, que, a exemplo do time alvinegro do Parque São Jorge, brindará a torcida com uma série de eventos comemorativos.

O "Centenário Solidário" é o equivalente ao "Show da Virada" corintiano para o aniversário de 100 anos do Esporte Clube Noroeste, equipe de Bauru que retornará à elite do campeonato estadual no próximo ano.

"A cidade está muito animada", disse o diretor de marketing do clube, Evaldo Armani, ansioso pela comemoração, marcada para as 17h desta quarta-feira, no Estádio Alfredo de Castilho.

"Quando o Corinthians caiu, a torcida apoiou. No interior os torcedores costumam sentir a queda e vão menos aos jogos, mas no Noroeste não foi assim. A nossa média é de 1,8 mil pagantes por jogo", emendou o dirigente, ressaltando outra semelhança entre os aniversariantes: um rebaixamento recente (o Noroeste, após disputar seguidamente a elite estadual desde 2006, foi rebaixado em 2009).

Centenário teve acesso e vitória no "dérbi"

Corinthians e Noroeste foram fundados na mesma noite e por funcionários da mesma empresa ferroviária. No bairro do Bom Retiro, em São Paulo, cinco operários da companhia de trens do Estado de São Paulo fundavam o clube alvinegro, enquanto em Bauru, maquinistas e fogueiros criavam o Esporte Clube Noroeste.

O time da capital abandonou a origem das ferrovias, mas o interiorano é conhecido até hoje como "Máquina", e seu mascote é uma locomotiva.

"É muita semelhança, né? Pode ser que tenham sido fundados até na mesma hora (risos)", brincou o diretor Ricardo Ochiutto.

Se o Corinthians não conseguiu alcançar a maior ambição no ano do centenário, que era a conquista da Copa Libertadores da América, a equipe bauruense atendeu às expectativas da torcida e conseguiu o acesso para a elite do Campeonato Paulista.

"O presidente prometeu que subiríamos no ano do centenário e subimos mesmo. No ano que vem estamos de volta para fazer uma grande campanha", vislumbrou Armani.

Vice-campeão da A-2 em 2010, o Noroeste se tornaria o maior vencedor da história do torneio, ao lado do XV de Piracicaba, caso fosse campeão. São três títulos paulistas da segunda divisão (1953, 1970 e 1984), um da terceira (1995) e três torneios do interior (1943, 2005 e 2006) na galeria.

O Linense, da região de Bauru, foi o campeão da divisão de acesso paulista no ano do centenário da equipe. Porém, para Armani, o importante foi não ver o Marília subir.

"O Linense vem surpreendendo ultimamente, mas não tem jeito, o nosso rival é o Marília. Quando tem 'dérbi' sempre dá recorde de público e a região se mobiliza", explicou.

No último clássico, jogado em Marília, no dia 6 de março deste ano, o time de Bauru venceu por 1 a 0. Mais um motivo para a torcida comemorar o ano de 2010.

Noroeste tentou convidar Boca Juniors para comemorações

O evento "Centenário Solitário" aguarda a presença de cerca de 18 mil pessoas, que lotarão as arquibancadas do Estádio Alfredo de Castilho, doando um quilo de alimento não perecível em troca de um ingresso.

Estão previstos um show da dupla sertaneja André & Matheus, uma partida master que confrontará a Seleção Brasileira e o Noroeste, queima de fogos e homenagens para personalidades históricas. Em julho, as comemorações do centenário tiveram início com um amistoso contra o Estoril (Portugal).

"A gente tentou marcar um jogo festivo contra o Boca Juniors (Argentina), mas o valor, similar ao cobrado do Palmeiras na despedida do Palestra Itália, foi caro. Perdemos para o Estoril por 2 a 1, com um gol deles aos 46min do segundo tempo. O resultado foi o de menos. Foi bom porque a torcida lotou o estádio. Estamos conversando com o Corinthians, queremos jogar com eles", disse Armani.

Entre os presentes no "Centenário Solidário" estará Lela, pai dos jogadores Richarlyson e Alecsandro, que é natural de Bauru e defendeu o Noroeste no início da carreira.

Outros ídolos do clube foram Toninho Guerreiro (já morto, famoso por passagens por Santos e São Paulo) e Jairzinho (o "furacão" da Copa de 70). No entanto, o desconhecido volante Lorico, que defendeu o time nos anos 70 (considerada a "era de ouro" em Bauru), é tido como o melhor jogador do clube em todos os tempos.

O Noroeste colocou à venda 100 kits, no valor de R$ 1 mil, com uma medalha do centenário, duas camisetas oficiais e duas cadeira cativas no estádio, válidas por um ano. Ao comprar o pacote, o torcedor terá também sua foto estampada em uma camiseta comemorativa, que será usada em alguns jogos.

Clube faz sucesso no Twitter no dia do aniversário

Empurrado pelos rivais do Corinthians, o Noroeste chegou aos Trending Topics brasileiros do Twitter (relação dos assuntos mais comentados do dia no microblog) na véspera e no dia do seu aniversário de 100 anos.

As mensagens destacavam o fato de o time de Bauru possuir um estádio próprio desde 1935, ironizando o clube alvinegro, que anunciou, na última semana, a construção de uma arena para a Copa do Mundo de 2014.

No último sábado, outra tradicional equipe do Estado de São Paulo comemorou 100 anos. Três dias mais velho que Corinthians e Noroeste, o Velo Clube, de Rio Claro, atualmente na Série B do Paulista (equivalente à Quarta Divisão), também fez solenidade para festejar seu primeiro século.

Na cidade, o time mais velho é o Rio Claro Futebol Clube, da Série A-2 do Paulista, que comemorou 101 anos no último dia 9 de maio.

Comentários