Mano quer Seleção com "toque" de Barcelona e cara de Brasil

A estreia de Mano Menezes na Seleção Brasileira no mês passado levantou uma série de comparações com o estilo de jogar do Barcelona. Com três atacantes e um futebol envolvente, a equipe venceu os Estados Unidos por 2 a 0 em amistoso disputado em Nova Jersey.

Nesta sexta-feira, os brasileiros iniciaram uma semana de treinos justamente no centro de treinamento do clube catalão. Sem adversários para enfrentar nas datas Fifa de setembro, Mano reuniu jogadores que atuam na Europa ¿ exceção feita ao goleiro Gabriel, do Cruzeiro - para deixar o time ainda mais com a sua cara.

Na entrevista coletiva, como não poderia ser diferente, o Barcelona foi o tema da primeira pergunta. "Pelo futebol apresentado nos últimos anos, eles foram capazes de inspirar a seleção campeã do mundo, então pode ser para nós também", afirmou, lembrando que a base do time da Espanha na Copa da África do Sul vestia a camisa azul e grená.

Mas Mano fez questão de terminar a comparação por aí. Ele deixou claro depois que a essência da equipe não pode ser mudada. "A característica pode ser parecida, mas temos que ter a nossa característica, a brasileira, com base no talento que temos para criar uma equipe que represente os nossos sonhos dentro de campo", completou.

O técnico da Seleção também afirmou que, no grupo atual, a tendência é que o esquema com três atacantes não seja utilizado. "Fizemos um primeiro jogo com formação ofensiva, mas hoje já temos jogadores diferentes. É importante trabalhar com variações".

No treino desta sexta-feira, Mano optou por escalar Robinho e Pato no ataque, deixando o meio-campo mais reforçado com Lucas, Hernanes, Ramires e Carlos Eduardo, que marcou os dois gols dos titulares no empate por 2 a 2 em um mini coletivo contra os reservas.

A Seleção faz jogo-treino contra o Barcelona B na terça-feira. Em 2010, ainda realiza dois amistosos em outubro, e fecha a participação na temporada no clássico diante da Argentina, em Doha, no Catar, dia 17 de novembro.

Comentários