Cielo vê rivais como favoritos em final: "está difícil nadar"

 . Foto: AP

Cesar Cielo afirma que fim da preparação não foi a ideal e transfere o favoritismo para rivais

Após se classificar para a final dos 100 m livre do Mundial de Xangai com o quinto melhor tempo (48s34), o brasileiro Cesar Cielo não mostrou muito ânimo para a decisão desta quinta-feira. Atual campeão e recordista mundial, o atleta afirmou que o resultado está dentro do esperado e elogiou os primeiros colocados da semifinal da prova, o australiano James Magnussen e o americano Nathan Adrian.

"Acho que foi dentro do esperado, o Magnussen e o Nathan são os favoritos mesmo. Estou brigando com o que eu tenho, quem sabe amanhã com um pouco mais de adrenalina eu consiga melhorar meu tempo, baixar algumas posições. Mas pegar esses dois que estão nas raias 4 e 5 vai ser bem difícil. Então, é fazer a melhor prova possível e deixar a expectativa por posição para depois que acabar", afirmou Cielo.

Quando questionado se teria "segurado" o seu rendimento e se poupado na bateria semifinal, o principal nadador do Brasil deu risada e lembrou qua sua condição psicológica nos treinamentos sofreu um baque por conta do caso de doping que o atingiu no decorrer do mês.

"Segurei foi um piano nas costas", brincou. "Está difícil nadar. Não dá para dizer que o final de preparação foi o ideal, minha cabeça estava em outro lugar nas últimas três semanas. Meu físico está bom, mas não tem como recuperar tudo em um dia. Espero que amanhã melhore um pouco mais e eu consiga tirar uma medalhinha".

Cielo teve resultado adverso para a substância proibida furosemida em um exame antidoping feito no Troféu Maria Lenk, realizado em maio, no Rio de Janeiro. O velocista, que já faturou o ouro nos 50 m borboleta na última segunda-feira - quando foi alvo de vaias de alguns atletas rivais, mas aplaudido pela torcida - foi absolvido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) apenas três antes da disputa do Mundial.

Mesmo com a preparação turbulenta, o nadador preferiu elogiar e ressaltar o bom rendimentos dos rivais. "Eu poderia dar mil desculpas por ter nadado mal, mas a verdade é que os caras estão voando no Mundial. Vou usar o que está aqui dentro para tentar tirar alguma coisinha", concluiu Cielo.

Cielo e os outros sete classificados voltam à piscina para nadar a grande decisão dos 100 m livre nesta quinta-feira, em sessão que tem início a partir das 18h local (7h de Brasília). O brasileiro terá vida dura para defender seu título mundial.

Comentários