Tranquilo, Cielo leva o bi e confirma supremacia nos 50 m

 . Foto: Getty Images

Cesar Cielo conquista a medalha de ouro e confirma hegemonia nos 50 m livre

Cesar Cielo confirmou o favoritismo, conquistou seu segundo ouro no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai (o primeiro foi nos 50 m borboleta) e selou a hegemonia nos 50 m livre. Superando a polêmica de doping que o envolveu antes da competição, o brasileiro sobrou neste sábado e fez o tempo de 21s52, mostrando que segue sendo o homem mais rápido do mundo - na piscina, pelo menos.

A tranquilidade para conseguir o triunfo ficou evidente após a prova. Se depois de faturar no borboleta o nadador se emocionou muito e foi às lágrimas ainda na piscina, desta vez só sorriu e olhou para o telão para confirmar seu tempo.

De maneira surpreendente, o jovem italiano Luca Dotto, 21 anos, conquistou o segundo lugar na prova, com tempo de 21s90, seguido pelo francês Alain Bernard, com 21s92. Bruno Fratus, que fez o melhor tempo das semifinais e chegou a falar em uma dobradinha brasileira no pódio, piorou seu tempo em dois décimos, apenas no quinto lugar.

Fratus, aliás, nadou a final com a mesma bermuda que havia "pego emprestado" de Cielo na semi, após seu uniforme ter se rasgado cinco minutos antes da sessão. Nervoso, a revelação de 20 anos não conseguiu repetir o desempenho do dia anterior - se tivesse feito os mesmos 21s76 da semifinal, levaria a prata.

Logo à frente de Bruno, na quarta colocação, ficou o americano Nathan Adrian, que voltou a decepcionar. Favorito ao pódio tanto nos 50 m quanto nos 100 m livre - quando ficou só com a sexta colocação - o nadador deixa o Mundial de Xangai sem medalhas individuais.

Cielo, por sua vez, mantém a hegemonia da prova e, além de campeão olímpico e recordista mundial (20s91), torna-se bicampeão mundial, uma vez que venceu a prova em Roma 2009. O nadador de Santa Bárbara D'Oeste, porém, fracassou na defesa dos 100 m livre em Xangai, quando ficou com o quarto lugar.

Cesar Cielo ainda pode conquistar mais uma medalha na China, na prova dos 4x100 m medley, cuja eliminatórias acontecem na noite deste sábado (horário de Brasília).

Classificação final dos 50 m livre - masculino

1. Cesar Cielo (Brasil): 21s52 (ouro)
2. Luca Dotto (Itália): 21s90 (prata)
3. Alain Bernard (França): 21s92
4. Nathan Adrian (EUA): 21s93
5. Bruno Fratus (Brasil): 21s96
6. Krisztian Takacs (Hungria): 21s99
7. George Bovell (Trinidad e Tobago): 22s04
8. Gideon Louw (África do Sul): 22s11

Comentários