Brasil dá azar e enfrentará Rússia fora de casa na Davis

Bellucci, que já vencido sua partida de simples na sexta-feira, teve um belo desempenho na partida deste sábado. Foto: AFP

Brasil terá que superar a Rússia, fora de casa, para voltar ao grupo mundial da Davis

A equipe brasileira de tênis não esperava ter tanta má sorte no sorteio da repescagem da Copa Davis. Isso porque a equipe capitaneada por João Zwetsch tinha grandes chances de atuar em casa e contra um adversário mais modesto. No entanto, o sorteio apontou a Rússia como rival, e pior, com a disputa ocorrendo em solo europeu.

O Brasil tinha como possíveis adversários oito atuais integrantes do Grupo Mundial para enfrentar, e dispunha de 87,5% de chance de atuar em casa contra quem quer que fosse - jogaria fora apenas contra Israel e Rússia. No entanto, o sorteio indicou os russos para o confronto que será disputado entre os dias 16 e 18 de setembro.

Como russos e brasileiros nunca haviam se enfrentado na história da Davis, um novo sorteio foi feito para decidir qual a sede do confronto (o mesmo aconteceria se o adversário fosse Israel). Agora, o país do Leste Europeu tem dez dias para definir as arenas que sediarão o confronto, bem como o tipo de piso onde os jogos serão disputados.

A Rússia está no Grupo Mundial desde 2003. Seus principais atletas são Mikhail Youzhny, número 17 do mundo, e Nikolay Davydenko, ex-líder do ranking mundial que atualmente está na 29ª posição, ambos à frente do melhor brasileiro, Thomaz Bellucci (34º do ranking).

Os demais confrontos da repescagem da Davis demonstram certo equilíbrio: Romênia x República Tcheca, Israel x Canadá, África do Sul x Croácia, Chile x Itália, Japão x Índia, Bélgica x Áustria e Austrália x Suíça.

Comentários