Djokovic chega à final de Wimbledon e vira líder do ranking mundial

 . Foto: Reuters

Com a vitória sobre Tsonga, Djokovic subiu para o topo do ranking mundial

Com a vitória de Novak Djokovic sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 6/2, 6/7 (9-11) e 6/3, o sérvio chegou à final do torneio de Wimbledon e assumiu a primeira posição do ranking da ATP. Agora, ele espera o vencedor da partida entre Rafael Nadal e Andy Murray para saber quem será seu adversário na final do Grand Slam inglês.

Como, no ano passado, Djokovic saiu do torneio na fase semifinal, a vaga na final lhe renderá 800 pontos. Rafael Nadal tem apenas 65 pontos de vantagem para o sérvio e pode, no máximo, manter a pontuação do ano passado. Com isso, na segunda-feira, quando a nova lista for divulgada, Djokovic estará no topo. O tenista espanhol chegou à liderança do ranking em 7 de junho de 2010 e terá passado exatas 50 semanas como melhor tenista do mundo.

A partida começou com muito equilíbrio. Tsonga sacava melhor, mas também cometia mais erros que Djokovic. Logo no primeiro game do jogo, o francês conseguiu quebrar o serviço do sérvio. Djokovic teve cinco chances de devolver a quebra ao longo do set, mas só conseguiu fazê-lo no 10º game, quando Tsonga sacava para vencer o set. No tie-break, o sérvio levou a melhor e conquistou o primeiro set fazendo 7-4 no game decisivo.

Djokovic dominou totalmente o segundo set. Ele quebrou o serviço de Tsonga logo no primeiro game e voltou a fazê-lo no quinto, fechando o set por 6/2, sem dar chances para o tenista francês devolver as quebras.

O equilíbrio do primeiro set voltou no terceiro. O tenista sérvio conseguiu uma quebra de vantagem no terceiro game. Tsonga devolveu a quebra no oitavo. No 11º game Djokovic quebrou novamente o serviço do francês e sacou para a vitória, mas Tsonga devolveu a quebra e levou o set para o tie-break. O game decisivo do terceiro set foi uma batalha. Os dois tenistas revezaram as chances de fechar o set várias vezes até Tsonga fazer 11-9 e fechar o set, se mantendo vivo na disputa.

Para não deixar a vitória escapar novamente, Djokovic começou o quarto set com tudo e, após garantir seu serviço no primeiro game, quebrou o de Tsonga. Mostrando mais equilíbrio, o sérvio só precisou continuar confirmando seus serviços para manter a vantagem de uma quebra e fechar o jogo fazendo 6/3 no quarto set.

Comentários