"Melhor da história" antes de começar, Xangai descarta elefante branco

 . Foto: Leandro Miranda/Terra

Cornel Marculescu, diretor da Fina, afirma que o complexo Oriental Sports Center não é um "elefante branco"

O Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai só começa no próximo dia 16 de julho, mas já pode ser considerado o melhor da história. Pelo menos é nisso que aposta o diretor-executivo da Fina (Federação Internacional de Natação), Cornel Marculescu, que exaltou o nível de organização do evento e a grandiosidade do Oriental Sports Center - complexo que abrigará a maioria das modalidades e que, de acordo com o Comitê Organizador, ficará longe de se tornar um "elefante branco" após a competição.

"Falo com toda a segurança da Fina que Xangai está pronta", elogiou Marculescu. "Está mais que pronta, está excelentemente preparada. O Oriental Sports Center é único, não há nenhuma outra estrutura no mundo como ele. Acomodação, transporte e serviços para os atletas estão em um nível muito alto, provavelmente o mais alto que é possível alcançar em um evento esportivo. Vamos ter o Mundial mais organizado da história".

Em clima de constantes elogios e afagos à organização do Mundial, o dirigente da Fina mostrou um discurso afinado com o dos próprios chineses. Vice-presidente do Comitê Organizador e diretor-geral da Administração de Esportes de Xangai, Li Yuyi assegurou que o gigantesco centro aquático construído em apenas dois anos servirá à população da cidade quando o torneio acabar - o Sea Crown, estádio que receberá a natação e o nado sincronizado, é na verdade uma arena multifuncional com piscinas temporárias instaladas.

"Os estádios não servirão apenas para o Mundial, poderão abrigar muitos outros eventos. O Oriental Sports Center é projetado para abrigar mais de 20 modalidades, como basquete, beisebol, tênis, entre outras. Além disso, no fim do ano, as pessoas de Xangai poderão se deliciar com eventos que antes teriam que ser organizados em outras partes da China. O Mundial de Skate do ano que vem será abrigado aqui, neste complexo", anunciou.

"Quando o campeonato acabar, este complexo ficará aberto gratuitamente por um mês ao público, para que todos possam se exercitar dentro dele. E no futuro teremos uma política de baixo preço para os ingressos, para que todos possam nadar, o que não seria viável sem o apoio popular. O preço para nadadores no inverno será ainda mais baixo do que para os nadadores normais. Nossa ideia é que este complexo seja feito para as pessoas".

Comentários