Londres comemora um ano para Jogos; transporte e segurança preocupam

Estádio Olímpico. Foto: Getty Images

Obras dos palcos dos Jogos 2012 estão dentro do prazo

Faltam apenas 366 dias. Essa é a frase mais ouvida em Londres nesta quarta-feira. A capital do Reino Unido está promovendo uma série de comemorações para marcar um ano exato até a cerimônia de abertura da Olimpíada de 2012.

Uma grande festa foi marcada para o final da tarde de hoje (horário local) na Trafalgar Square, um dos principais pontos turísticos da cidade. No evento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, fará um convite simbólico para que atletas do mundo inteiro participem dos Jogos. O desenho das medalhas que serão disputadas no ano que vem também será apresentado oficialmente.

Os jornais londrinos desta quarta-feira destacam o fato de a cidade ter conseguido concluir todas as principais obras esportivas dentro do prazo e respeitando o orçamento. Apesar disso, lembram, ainda há muito trabalho pela frente.

O diário The Guardian ressalta que o transporte público "pode ser o calcanhar de Aquiles" da cidade. Isso porque as autoridades locais terão que trabalhar em parceria com os executivos do evento esportivo. "Os primeiros sinais de atrito já podem ser sentidos nas discussões sobre as chamadas 'faixas olímpicas', que vão transportar 18.000 atletas e dirigentes pela capital durante os Jogos", afirma o jornal ao comentar os polêmicos corredores especiais que serão instalados no trânsito de Londres.

O The Guardian ainda cita as preocupações com o esquema de segurança para a Olimpíada, já que a capital britânica é alvo em potencial para ataques terroristas. O comandante da Polícia Metropolitana, Paul Stephenson, deixou o cargo há algumas semanas, após acusações de envolvimento da entidade no escândalo das escutas telefônicas ilegais do tabloide News of the World. Apesar da troca de comando, as autoridades garantem que a polícia segue seu planejamento olímpico sem alterações.

O jornal Metro, por sua vez, destaca a empolgação da cidade com as celebrações para marcar um ano até o início das competições esportivas. "Nós já passamos por isso. Comemoramos os dois anos para os Jogos e celebramos a contagem de 500 dias. Estamos bastante empolgados para os Jogos do ano que vem e não escondemos de ninguém", afirma o tabloide em editorial.

As principais emissoras de televisão do país também começaram o dia com transmissões ao vivo, direto do Centro Aquático, inaugurado oficialmente nesta quarta. O complexo tem capacidade para 17.500 torcedores e foi a última das seis instalações permanentes do Parque Olímpico a ser concluída.

O chefe do Comitê Olímpico de Londres, Sebastian Coe, esteve na arena logo cedo e falou sobre as comemorações desta quarta-feira. Coe ressaltou a importância de ter concluído todas as principais obras com um ano de antecedência. Segundo o ex-atleta, "ainda existe uma montanha de trabalho pela frente. Estou orgulhoso por tudo que foi feito em nome do esporte". Sebastian Coe também comentou as preocupações sobre o esquema de segurança na cidade.

Em entrevista à rede de televisão britânica BBC, o chefe do comitê olímpico disse que "faremos o possível para que os Jogos sejam o mais seguro possível. Certamente, queremos proteger atletas e visitantes que estarão no Reino Unido. No entanto, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio", ressaltou. "Queremos que as pessoas se sintam seguras, mas não que elas estejam enjauladas durante a Olimpíada".

Comentários