Pedrosa desbanca Lorenzo e Stoner e vence na MotoGP

Companheiro de equipe de Stoner, o espanhol Dani Pedrosa larga em segundo na Alemanha. Foto: AP

Dani Pedrosa venceu o GP da Alemanha e aparece na quinta colocação geral

O espanhol Dani Pedrosa, prejudicado por quedas e lesões na clavícula ao longo da temporada, voltou a vencer na manhã deste domingo, no Grande Prêmio da Alemanha. Persistente, Jorge Lorenzo, nascido em Palma de Mallorca, lutou até o final e estabeleceu uma dobradinha de seu país.

Como o circuito alemão é anti-horário, o incômodo que Pedrosa poderia sentir no ombro direito foi minimizado, o que facilitou o triunfo. Com o resultado deste final de semana, Dani Pedrosa contabiliza cinco triunfos em Sachsenring, um recorde. Atrás dos dois espanhóis, chegou o australiano Casey Stoner.

Pedrosa soube como explorar a largada e tomou a ponta no final da reta. Lorenzo também aproveitou e superou Stoner. Logo depois, no entanto, o atual campeão assumiu a liderança, onde permaneceu até a quarta volta. No quinto giro, o australiano conseguiu retomar o primeiro posto.

Antes da metade da corrida de 30 voltas, Lorenzo ultrapassou Stoner, também superado por Pedrosa. O atual campeão chegou a abrir alguns metros de vantagem, mas não perdeu o contato com seu compatriota. Andrea Dovizioso e Marco Simoncelli tentaram, mas não conseguiram acompanhar o ritmo do trio.

No 21º giro, Pedrosa conseguiu superar Lorenzo e assumiu a liderança. Duas voltas depois, Stoner também passou o espanhol campeão mundial. A poucas voltas do final da corrida, as diferenças entre os principais concorrentes eram pequenas, indicador de tudo que poderia mudar.

Pedrosa foi inteligente o suficiente para administrar sua condição de líder, mas Stoner não reagiu diante do final de prova ousado protagonizado por Lorenzo e acabou perdendo o segundo lugar para o espanhol na última curva do Grande Prêmio da Alemanha.

Apesar da decepção no final, Stoner mantém a liderança da disputa com 168 pontos ganhos, 15 à frente de Lorenzo. Superado por Dovizioso (132) e pelo italiano Valentino Rossi (98), Pedrosa é o quinto colocado (94). A próxima etapa do campeonato é o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no dia 24 de julho.

Comentários