Após acidente, indiano critica Vettel; alemão pode ser punido

Vettel chamou Karthikeyan de idiota após acidente na Malásia. Foto: Reuters

Vettel chamou Karthikeyan de "idiota" após acidente na Malásia

As duras declarações de Sebastian Vettel chamando Narain Karthikeyan de "idiota" e "pepino" depois do acidente entre eles no Grande Prêmio da Malásia irritaram bastante o piloto indiano. Este atacou o "comportamento totalmente não profissional" do alemão, que correria risco até de punição por parte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) devido ao ocorrido.

Dono da 11ª posição no GP da Malásia, Vettel ficou fora da zona de pontuação pela primeira vez na Fórmula 1 desde o GP da Bélgica de 2010 (a estatística só leva em consideração provas as quais ele completou). Em Sepang, ele permaneceu muito tempo entre a quarta e a sexta posições até ter o pneu traseiro esquerdo de sua Red Bull furado em um toque com a HRT de Karthikeyan na 47ª volta da prova.

Em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal indiano Deccan Chronicle, Karthikeyan disse acreditar que Vettel esteja "muito frustrado porque está tendo uma temporada dura". Atual bicampeão mundial, o alemão ocupa o sexto lugar do Mundial de Pilotos em 2012, com 18 pontos somados em duas etapas.

O indiano afirmou ainda que o fato de Vettel ter um "bom carro" não lhe permite "chamar os outros de idiota". Karthikeyan se defendeu também apontando que ganhou corridas "em todas as categorias anteriores de monopostos" da qual participou - portanto não precisa de um "certificado" do alemão.

O indiano, 35 anos, foi campeão da Fórmula Ásia em 1996, quarto colocado da Fórmula 3 Britânica em 2000 e quarto colocado da Nissan World Series em 2003 antes de ascender à F1, somando cinco pontos pela Jordan em 2005, todos graças a um quarto lugar na corrida dos Estados Unidos.

A atitude de Vettel, que ainda mostrou o dedo médio para o colega logo após o toque entre os carros, poderia lhe render inclusive uma punição. De acordo com as publicações alemãs Kolner Express, Bild e Die Welt, o piloto pode ter quebrado o estrito código de conduta introduzido desde que o francês Jean Todt assumiu a presidência da FIA, em 2009.

Segundo disse o ex-piloto de F1 Marc Surer à emissora SKY da Alemanha, "qualquer comportamento que machuca outra pessoa ou o esporte é uma ofensa". De acordo com o suíço, 60 anos, a penalização poderia ir de "uma advertência à revogação da licença" para guiar na categoria. Surer disse ser "compreensível" uma punição "no meio" dessas duas opções.

Comentários