Duda visa ciclos curtos para alcançar auge no salto em distância

Duda rende melhor se cumprir ciclos curtos de preparação, segundo treinador. Foto: Edson Lopes Junior/Terra

Duda rende melhor se cumprir ciclos curtos de preparação, segundo treinador

O porte físico desvantajoso para um atleta de elite, os hábitos alimentares irregulares e o retrospecto recente do saltador Mauro Vinícius da Silva fazem com que ele aposte em ciclos curtos de preparação visando a próxima edição da Olimpíada. Nesse processo, a expectativa é de poucas competições, desempenho irregular, melhorias técnicas e muita potência para buscar um pódio no Estádio Olímpico de Londres.

A decisão de dividir o processo de preparação foi tomada pelo técnico Aristides Junqueira, do BM&F Bovespa. "O Mauro, tendo pouco tecido adiposo, certa indisciplina alimentar e grande facilidade de perder peso, me ensinou que preciso trabalhar com ele em ciclos curtos. Pretendo fazer dois com ele", afirmou o atleta, que terá acompanhamento de uma nutricionista até a disputa em Londres.

"É que minha mãe é cabeleireira, então às vezes eu é que tenho que preparar a minha refeição. E aí a gente vai sempre pelo mais fácil", justificou o atleta de 1,83 m e 69 kg. "Não é indisciplina, é descuido", complementou. O problema é a perda de peso levar à diminuição da potência muscular, algo extremamente necessário para a realização de um bom salto. Após o título mundial indoor, em Istambul, no final de semana, seu desempenho deve cair.

O primeiro ciclo programado por Aristides para Duda, como é conhecido o atleta, vai culminar com a realização do Troféu Brasil de atletismo, em 20 de maio, no Rio de Janeiro. "Não vai estar no auge, não esperem ele arrebentando porque ainda não vai estar assim", afirmou o técnico. Então, ele deve "afunilar" os trabalhos, intensificar a preparação e levar o atleta para Londres na sua melhor forma.

Na semifinal do Mundial, Duda saltou 8,28 m, sua melhor marca e novo recorde brasileiro. Falhas na corrida e no movimento comprometeram um salto ainda melhor, no entanto. Segundo os cálculos de Aristides, ainda em 2012 ele deve alcançar os 8,50 m. "Com 8,30 m já dá pra lutar por pódio. Em Pequim foi assim", apontou Mauro Vinícius da Silva. Em dois ciclos, ele espera todas as questões resolvidas.

Comentários