Bellucci equilibra, mas leva virada de Federer em Indian Wells

Brasileiro venceu primeiro set, mas levou a virada; no fim, perdeu jogo no décimo game. Foto: AFP

Brasileiro venceu primeiro set, mas levou a virada; no fim, perdeu jogo no décimo game

O brasileiro Thomaz Bellucci bem que tentou, mas não conseguiu superar o favoritismo do suíço Roger Federer nesta quarta-feira. Em duelo inédito entre os dois, válido pelas oitavas de final do Masters 1000 de Indian Wells, Bellucci foi derrotado por 2 sets a 1 de virada, parciais de 3/6, 6/3 e 6/4.

O resultado levou Bellucci ao melhor desempenho de sua história em Indian Wells. Atual número 50 do ranking da ATP, o brasileiro havia chegado apenas à segunda rodada da competição em uma única ocasião, em 2010, quando estreou vencendo o alemão Benjamin Becker. Em três participações, contava uma vitória e três derrotas.

Em 2012, Bellucci havia passado pelo checo Lukas Rosol na primeira rodada, pelo austríaco Jurgen Melzer na segunda e pelo russo Nikolay Davydenko - por abandono - na terceira. Federer, por sua vez, passou como bye pela primeira rodada, Denis Kudla pela segunda rodada e por Milos Raonic na terceira.

Ao longo do primeiro set do duelo desta quarta contra Federer, Bellucci conseguiu surpreender o ex-número um do mundo, impor quebras e vencer por 6/3. O suíço, porém, não perdoou na segunda parcial e devolveu o placar.

No terceiro set, os dois tenistas fizeram um jogo parelho até o nono game, quando Federer fez 5/4. No décimo, porém, o suíço levou novamente a melhor, fez 6/4 a passou para as quartas de final.

O jogo

O tenista número um do Brasil surpreendeu com um primeiro set repleto de energia e confiança em si mesmo - qualidades que aliou a um potente saque, principal arma para derrubar o ex-líder do ranking e atual terceiro colocado em 27 minutos.

Federer não demorou a se recompor e devolver o mesmo placar de 6/3 para levar o confronto para uma última parcial tensa e disputada, na qual prevaleceu a experiência do suíço.

O tenista de 30 anos manteve a calma, resistiu aos golpes do brasileiro e soube esperar a ocasião ideal para se colocar em vantagem. E esse momento chegou no décimo game. Antes, no nono, Bellucci havia tido 0-30, se aproximando de uma quebra, mas Federer reagiu, confirmou o serviço e venceu o jogo na sequência, no saque do brasileiro.

Federer somou a 36ª vitória nos últimos 38 jogos. Também tem 74 triunfos seguidos contra atletas de fora do Top 20, e agora aguarda o confronto entre o argentino Juan Martín del Potro e o uzbeque Denis Ustomin para conhecer o adversário das quartas.

Comentários