"Pesadelo, lentidão e divã"; veja o que italianos dizem de Massa

Massa foi 16º no segundo treino livre em Sepang, ficando a 1s4 do outro ferrarista, Alonso. Foto: Getty Images

Massa foi 16º no segundo treino livre em Sepang, ficando a 1s4 do outro ferrarista, Alonso

A imprensa italiana começou a criticar Felipe Massa já na abertura das atividades do Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, nesta sexta-feira. Depois de ver o brasileiro na 13ª posição do primeiro treino livre e na 16ª do segundo, o jornal La Stampa, um dos principais generalistas da Itália, analisou que o piloto vive uma fase de "pesadelo" na qual mostra uma "lentidão indefensável".

Na manhã desta sexta, a capa da editoria de esportes do site do diário tem duas reportagens sobre o brasileiro. Uma delas é uma coluna assinada pelo jornalista Stefano Mancini, que aponta que a "diferença de Felipe Massa para os melhores já se assentou em 2 s".

Nesta sexta, o melhor tempo do ferrarista no combinado dos dois treinos foi 1min39s896, contra 1m38s021 do líder, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Outro representante da equipe italiana, o espanhol Fernando Alonso cravou 1min38s891 e foi o sexto colocado na segunda sessão - havia sido o 15º na primeira.

"São apenas os testes de sexta-feira, mas a situação não parece melhorar", escreve o colunista, criticando a "lentidão indefensável" de Massa. "A lentidão do piloto se soma àquela do carro, e o efeito é uma posição embaraçosa na classificação. Ninguém mais crê em uma reação da Ferrari. Alonso faz o seu e consegue se desgrudar dos lugares mais baixos, enquanto Massa afunda".

Massa já havia sido criticado pela imprensa italiana na corrida da Austrália, no último domingo, em que ocupava o 13º posto quando abandonou, enquanto Alonso terminou em quinto. Depois disso, o brasileiro pediu para "trocar tudo", conforme define o mesmo jornal, e a escuderia concordou, mudando o chassi de seu veículo. "O GP da Malásia é uma prova da verdade para Massa e da capacidade de suportar da Ferrari. Depois as duas partes deverão conversar. E tomar uma decisão", conclui Mancini.

O mesmo diário ainda publica nesta sexta um perfil do vice-campeão mundial de 2008 assinado pelo mesmo jornalista. "Felipe Massa parece um piloto que conta um pesadelo recorrente em um divã de um psicanalista. Em vez disso este é um relato jornalístico, o resumo de sua última corrida, em Melbourne: a pior desde quando está na Ferrari e talvez a mais feia de toda a sua carreira", lê-se.

Diário esportivo também não perdoa Massa após treinos

Acompanhando o jornal La Stampa, a Gazzetta dello Sport, principal publicação esportiva da Itália, também desaprova o desempenho do brasileiro nos treinos livres em Sepang: "continua por enquanto preocupante a diferença de Massa na tarde (segunda sessão): o brasileiro, que durante a manhã havia sido mais rápido que Alonso, à tarde foi 1s4 mais lento".

Segundo o jornal esportivo, o resultado do primeiro treino não deve ser levado em conta porque no primeiro treino o espanhol fez "testes aerodinâmicos" e experimentou "dois tipos de bicos" - nenhuma novidade, visto que ambos já haviam sido usados na pré-temporada, em Barcelona. Assim, o veículo aponta que os representantes da Ferrari estavam "em condições iguais" somente na segunda sessão, quando Alonso marcou 1min38s891 e Massa, 1min40s271.

Depois de chamar o brasileiro de "inútil" e pedir a sua substituição pelo italiano Jarno Trulli durante a semana, a revista especializada em esportes a motor Autosprint mostra-se mais contida ao comentar o desempenho do piloto nesta sexta, citando apenas que ele ficou "a 2s da ponta".

O jornal Corriere dello Sport, por sua vez, aponta que Massa "não se beneficiou com a troca do chassi e sofreu 2s1 de atraso para o topo, mas aquilo que é mais grave é o meio segundo para (Kimi) Raikkonen". A bordo da Lotus, o finlandês teve como melhor tempo na sessão da tarde 1m39s696, suficiente para colocá-lo no 15º posto, exatamente um à frente do paulista.

Comentários