Vettel dá nome a novo carro e diz: seria estúpido descartar Alonso

Vettel, que pilotará o carro Abbey em 2012, jogou críquete em uma praia de Melbourne nesta quarta. Foto: AP

Vettel, que pilotará o carro "Abbey" em 2012, jogou críquete em uma praia de Melbourne nesta quarta

O Red Bull RB8 guiado por Sebastian Vettel na temporada 2012 da Fórmula 1 já tem nome. Como costuma fazer com os carros que utiliza na categoria, o alemão divulgou já ter "batizado" o novo veículo, chamado de "Abbey" ("Abadia"). O bicampeão mundial falou também sobre os principais adversários rumo ao tri e não tirou o espanhol Fernando Alonso dessa disputa.

Diferentemente de campeonatos anteriores, Vettel foi mais contido desta vez na hora de "batizar" o carro. O piloto, 24 anos, estreou na F1 em 2007 pela BMW-Sauber e há pelo menos quatro temporadas dá nomes ousados a seus carros. Em 2008 apelidou sua Red Bull de "Julie"; em 2009 de "Kate" e "Kate's dirty sister" ("irmã marota de Kate"); em 2010 de "Luscious Liz" ("deliciosa Liz") e "Randy Mandy" ("excitada Mandy"). Em 2011, ele se tornou o bicampeão mais jovem da história da categoria pilotando a "Kinky Kylie" ("Kylie pervertida").

Desta vez, seu RB8 ficará conhecido como "Abbey". Segundo informações publicadas nesta quarta-feira pelo diário inglês Daily Telegraph, o alemão negou que se tratasse de uma homenagem à banda britânica "Beatles", cujo 12º álbum, lançado em 1969, chamava-se Abbey Road, ou à Chicane Abbey do circuito de Silverstone, na Inglaterra. O piloto disse simplesmente que achava o nome "legal".

Vettel deu essas declarações durante um evento da Red Bull realizado na praia de St. Kilda, em Melbourne, onde ele e seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, jogaram críquete. O esporte que emprega tacos e bolas tem origem na Inglaterra e é popular na Austrália, cujo Grande Prêmio abre o campeonato de 2012 da F1 no próximo domingo.

Após pré-temporada discreta, alemão se recusa a descartar Ferrari

Sebastian Vettel também comentou nesta quarta sobre os principais adversários da Red Bull na disputa pelo tricampeonato do Mundial de Construtores. O alemão disse que "seria estúpido descartar Alonso e a Ferrari antes mesmo de começar a temporada".

A escuderia italiana teve problemas durante os testes da pré-temporada, o que levou o diretor-técnico da equipe, Pat Fry, a afirmar que o carro vermelho não tem condições de lutar pelo pódio na corrida de Melbourne.

Minimizando essa declaração de Fry, Vettel apontou que "Alonso é um grande piloto e um dos que devem ser derrotados se você quiser ser campeão do mundo". O alemão disse que respeita o espanhol e a Ferrari, embora tenha admitido que a equipe "não pareça tão forte" neste momento. Desde 2010 o parceiro de Alonso, vencedor da F1 em 2005 e 2006, é o brasileiro Felipe Massa.

Comentários