Tupi mostra força e surpreende América-MG na Arena do Jacaré

O pequeno público que compareceu nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, teve a oportunidade de acompanhar uma boa partida entre América-MG e Tupi. O time visitante não tomou conhecimento dos donos da casa e venceu por 2 a 1, confirmado a boa campanha no Campeonato Mineiro e se aproximando do próprio adversário na classificação. O zagueiro Wesley Ladeira e o atacante Ademilson fizeram os gols do Tupi e Alessandro descontou para os americanos. 

Com o revés, o América-MG permanece na terceira colocação do Estadual com 18 pontos, mas perde uma ótima chance de se aproximar do Cruzeiro, que é o vice-líder da competição com 21 pontos. Para o Tupi, o triunfo mostra a força do Campeão Brasileiro da Série D, que mantém a posição no G-4 com 16 pontos e muito forte na briga para chegar às semifinais.

Na sequência do Campeonato Mineiro, o América-MG vai ao Triângulo Mineiro para enfrentar o Uberaba. Já o Tupi vai duelar contra o Democrata-GV, no estádio Mamudão, em Governador Valadares.

O jogo

Jogando em casa, o América-MG iniciou a partida com maior presença ofensiva, porém, o time de Juiz de Fora não se intimidou e também buscou o ataque, proporcionado um bom jogo de futebol na Arena do Jacaré. A primeira boa chance de marcar surgiu aos 11min, com avante Fábio Júnior, que recebeu dentro da área e girou em cima da zaga, mas errou o alvo na finalização.

Aos poucos, os mandantes passaram a impor a melhor qualidade técnica em cima do rival, mas o Tupi demonstrando muita vontade fez o possível para dificultar a vida americana, com muita marcação no meio-campo e com os sempre perigosos Allan e Ademilson no ataque.

Aos 16, Henrique tentou um arremate de longa distância assustando o goleiro Neneca e mostrando que a equipe de Juiz de Fora não está no G-4 do Mineiro por acaso. Aos 20, nova chance do Carijó com Henrique, que acertou um ótimo chute com a perna canhota, obrigando o arqueiro americano a fazer grande defesa.

As duas jogadas de perigo deram motivação ao time visitante, que passou a ter as rédeas da partida, alterando assim, o cenário inicial do jogo. Prova disso, é que aos 29, Ademilson desviou cruzamento da direita, e a bola passou sobre o travessão levando enorme perigo à meta do América-MG.

Aos 37, o zagueiro Wesley Ladeira resolveu se aventurar no ataque, e de cabeça conseguiu abrir o placar para o Tupi, após cobrança de escanteio pela direita. Somente após o gol do time de Juiz de Fora é que o Coelho acordou no jogo, e aos 40, depois de boa trama ofensiva, Alessandro finalizou para fora em tentativa de dar a resposta antes do intervalo.

Nervoso com a postura do América-MG, o técnico Givanildo Oliveira esbravejou bastante com seus comandados. Na tentativa de melhorar a equipe, o treinador resolveu promover a estreia do armador argentino Sebástian Sciorilli, mas a mudança não surtiu efeito e o Tupi continuou melhor no jogo, criando as jogadas mais perigosas.

Aos 3min, George deu excelente assistência para Ademilson, que quase ampliou o placar. Na jogada seguinte o volante americano China colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro Emérson de Almeida Ferreira não titubeou e marcou pênalti para o Tupi. Na cobrança o avante Ademilson ampliou a contagem.

Somente após os 10min, o América-MG acordou no segundo tempo e passou a pressionar o Tupi. Aos 14, a equipe da casa reagiu com o oportunista Alessandro, que tocou por cobertura na saída do goleiro Rodrigo para diminuir o prejuízo americano. O gol animou o time americano, que intensificou a pressão atrás do empate, desperdiçando várias chances.

Sentido que o América-MG cresceu no jogo, o técnico Moacir Júnior pediu ao Tupi que recuasse as linhas de marcação. Com essa estratégia, os visitantes passaram a tentar quase que exclusivamente as jogadas de contra-ataque e os tiros de longa distância, demonstrando satisfação com o resultado, que permaneceu sem alteração até o apito final.

Comentários