No Morumbi, clássico tem duelo "raçudos latinos" x "geração 2014"

Neymar e Lucas são esperanças da Seleção para a Copa de 2014. Foto: Mowa Press/Divulgação

Neymar e Lucas são esperanças da Seleção para a Copa de 2014

Quando São Paulo e Santos estão em campo, é certo que Lucas e Neymar serão os principais atrativos da partida. Talentos da nova geração do futebol brasileiro, os dois jovens já são ídolos de seus respectivos clubes, presenças certas na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e possivelmente titulares absolutos da Seleção Brasileira, desde que sigam evoluindo. Além disso, o clássico deste domingo também terá outra curiosidade: a presença dos implacáveis Piris, paraguaio, e Fucile, uruguaio, oriundos da raçuda escola latina de marcação.

Pelo lado alvinegro, se Neymar em alta já é lugar comum, o Santos ganhou nova característica com a "raça uruguaia" de Fucile. O lateral evoluiu fisicamente nos últimos jogos, superando a inatividade de três meses no Porto (Portugal), marcou o seu primeiro gol diante do Juan Aurich, mas conquistou os santista principalmente após forte dividida com Jorge Henrique no clássico contra o Corinthians.

Fucile costuma dizer que sabe jogar tecnicamente, mas brinca com relação a chegadas mais duras. Contra o Inter, afirmou que "brigaria forte" diante dos hermanos D'Alessandro, Bolatti, Dátolo e Guiñazu. Agora, terá a missão de parar Lucas, desde que o técnico Emerson Leão confirme sua escalação como titular no duelo - existe a possibilidade de que Rodrigo Caio continue improvisado no setor.

O são-paulino joga aberto pela direita com Leão, lado oposto de Fucile, mas tem como costume a constante movimentação pelas duas laterais do campo. Chegou a infernizar Pará, ex-titular da posição e hoje no Grêmio, em um dos confrontos em 2011, no empate por 1 a 1 na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Por outro lado, o são-paulino Piris e o santista Neymar já possuem uma velha rivalidade. Ela começou com os duelos entre Cerro Porteño-PAR e Santos pela Libertadores do ano passado, e continuou com a contratação do "carrapato" paraguaio por parte do clube tricolor.

Se Fucile pode ser o "antídoto" para para Lucas, Neymar é o "veneno" à defesa são-paulina, principalmente a Piris, velho conhecido. O paraguaio foi rival na última Libertadores, pelo Cerro Porteño (Paraguai), e travou bons duelos particulares com o camisa 11. Neymar ainda pode se gabar por nunca ter perdido para o rival: três empates (um com Piris já pelo São Paulo) e uma vitória.

Veja números dos são-paulinos Piris e Lucas pelo São Paulo no Campeonato Paulista de 2012:

Piris

Jogos: 9
Cartões: 2 amarelos
Cruzamentos: 30 (8 certos)
Desarmes: 22
Faltas cometidas: 16
Posse de bola: 12'50
Rebatidas: 10

Lucas

Jogos: 13
Assistências: 4
Dribles: 134 (106 certos)
Faltas recebidas: 23
Finalizações: 53 (14 certas)
Gols: 4
Posse de bola: 26'21

Veja números dos santistas Fucile e Neymar pelo Santos no Campeonato Paulista de 2012:

Fucile

Jogos: 5
Cartões: 1 amarelo
Cruzamentos: 10 (4 certos)
Desarmes: 21
Faltas cometidas: 10
Posse de bola: 6'34
Rebatidas: 8

Neymar

Jogos: 7
Assistências: 4
Dribles: 70 (51 certos)
Faltas recebidas: 49
Finalizações: 26 (11 certas)
Gols: 6
Posse de bola: 16'10

Comentários