Treinos em Sebring abrem oficialmente a temporada 2012

Na próxima segunda-feira será aberta oficialmente a temporada 2012 da Fórmula Indy, com os treinos livres realizados no circuito de Sebring, na Flórida (EUA). Os 26 pilotos inscritos neste ano serão divididos em dois grupos, com o primeiro indo para a pista nos dias 5 e 6 e o segundo nos dias 8 e 9.

Hélio Castroneves será o único brasileiro em ação durante os dois primeiros dias de treinos. Tony Kanaan e o estreante Rubens Barrichello estarão presentes nas duas últimas datas. O traçado de Sebring é conhecido pelas equipes por reproduzir muitas das características das pistas de rua - com irregularidades geradas por reasfaltamento, freadas fortes e pista estreita para os padrões modernos. Daí sua importância, em especial, para a etapa brasileira da categoria.

Vencedor das duas edições da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, em 2010 e 2011, o australiano Will Power acredita que será difícil fazer qualquer prognóstico antes da prova de abertura do campeonato, a ser disputada em São Petersburgo, dia 25 de março - um mês antes da única etapa sul-americana da categoria, realizada justamente no Brasil.

"A temporada vai ser muito interessante. Só depois da primeira corrida é que vamos ter ideia de qual motor será melhor para os circuitos mistos e até Indianápolis não teremos ideia de qual será o mais forte para os circuitos ovais", afirmou o piloto da Penske.

Das quatro primeiras etapas de 2012, três serão disputadas em circuitos montados em ruas: São Petersburgo (25/03), Long Beach (15/04) e em São Paulo (29/04). A segunda etapa, no Alabama (01/04), é a única em traçado permanente. A quinta corrida da temporada será a primeira em um oval, justamente as 500 Milhas de Indianápolis (27/05). Por isso, a etapa de São Paulo será o último grande teste antes da badalada Indy 500.

Um capítulo à parte nos preparativos técnicos são os motores. A partir de 2012 a categoria terá três fornecedores, ao invés de apenas um: o novo 2.2 litros V6 turbo da Honda (que era exclusiva até 2011), o V6 biturbo da Chevrolet (fabricado em parceria com a antiga aliada Ilmor) e o Lotus, que será produzido pelo especialista John Judd (velho conhecido dos fãs das Fórmulas Indy e 1) em colaboração com o lendário piloto Jack Brabham. Os motores Judd foram usados na antiga Fórmula Cart - precursora da Indy Racing League - de 1987 a 1992.

Devido à importância da nova competição entre os fabricantes de motor, em especial no que tange à confiabilidade do equipamento, não há limites para os testes deste equipamento, pelo menos nesta fase da temporada.

Veja como ficaram divididos os grupos de pilotos para os treinos preparatórios que abrem as atividades oficiais da temporada:


- Dias 5 e 6

2 - Ryan Briscoe (Team Penske) - Chevrolet

3 - Helio Castroneves (Team Penske) - Chevrolet

6 - Katherine Legge (Lotus Dragon Racing) - Lotus

12 - Will Power (Verizon Team Penske) - Chevrolet

18 - James Jakes (Dale Coyne Racing) - Honda

19 - Justin Wilson (Dale Coyne Racing) - Honda

26 - Marco Andretti (Andretti Autosport) - Chevrolet

27 - James Hinchcliffe (Andretti Autosport) - Chevrolet

28 - Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) - Chevrolet

77 - Simon Pagenaud (Sam Schmidt Motorsports) - Honda

78 - Simona de Silvestro (Lotus HVM Racing) - Lotus

- Dias 8 e 9

4 - JR Hildebrand (Panther Racing) - Chevrolet

5 - E.J. Viso (KV Racing Technology) - Chevrolet

7 - Sébastien Bourdais (Lotus Dragon Racing) - Lotus

8 - Rubens Barrichello (KV Racing Technology) - Chevrolet

9 - Scott Dixon (Target Chip Ganassi Racing) - Honda

10 - Dario Franchitti (Target Chip Ganassi Racing) - Honda

11 - Tony Kanaan (KV Racing Technology) - Chevrolet

14 - Mike Conway (A.J. Foyt Racing) - Honda

15 - Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan) - Honda

20 - Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing) - Chevrolet

22 - Oriol Servia (Lotus Dreyer & Reinbold Racing) - Lotus

38 - Graham Rahal (Service Central Chip Ganassi Racing) - Honda

67 - Josef Newgarden (Sarah Fisher Hartman Racing) - Honda

77 - Alex Tagliani (Team Barracuda - BHA) - Lotus

83 - Charlie Kimball (Novo Nordisk Chip Ganassi Racing) - Honda

Comentários