Algoz da Portuguesa, Benazzi nega culpa: "eles não se prepararam"

Vágner Benazzi lamentou queda da Portuguesa: achou que nada poderia acontecer. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Vágner Benazzi lamentou queda da Portuguesa: "achou que nada poderia acontecer"

O rebaixamento da Portuguesa à Série A2 do Campeonato Paulista, concretizado no último domingo após a derrota por 4 a 2 para o Mirassol, já foi inesperado por si só. Mas um ingrediente extra ajudou a tornar a queda da equipe do Canindé ainda mais insólita: o resultado que definitivamente selou o fiasco rubro-verde foi o triunfo do Botafogo-SP por 2 a 1 sobre o Guarani. E o time de Ribeirão Preto foi comandado por um velho conhecido dos lusitanos: Vágner Benazzi.

Aos 57 anos, o veterano treinador, que construiu no interior paulista a fama de "rei do acesso", comandou a Portuguesa em duas oportunidades: entre 2006 e 2008, e depois de 2009 a 2010. Na primeira delas, salvou a equipe da queda à Série C do Brasileiro de 2006, e no ano seguinte conquistou o título da Série A2 do Paulista e o acesso à Série A do Brasileiro. Poucos técnicos são tão identificados com o Canindé quanto ele.

"Não fiquei com culpa (pelo rebaixamento da Portuguesa)", afirmou Benazzi em contato com o Terra. "A culpa foi das quatro últimas rodadas, em que a Portuguesa facilitou, achou que não tinha mais condições de ninguém alcançá-la, era só chegar a 20 pontos (o time caiu com 17, após três derrotas e um empate nas últimas quatro partidas). A Portuguesa achou que não teria problema, que nada poderia acontecer, e aconteceu de ela não vencer. Eles não se prepararam".

O treinador falou do time rubro-verde em tom de lamentação. Lembrando com carinho dos tempos de Portuguesa, Benazzi disse que só leva lembranças boas da equipe da capital paulista, deixando de lado os momentos em que foi contestado pelo torcedor.

"Tudo que às vezes errei foi para tentar o bem do time, do ambiente, do grupo", recordou. "Tenho muitos amigos na Portuguesa, não tenho nada contra eles, sou amigo deles todos, passamos dois anos e meio lá muito bons. Imaginava que não seria a Portuguesa (o último rebaixado), imaginava que seria o XV, que tinha um jogo dificílimo lá em Mogi Mirim. Com todo o respeito, o XV conseguiu um empate que caiu do céu (2 a 2). É uma pena, porque a Portuguesa merece melhores resultados, um time sério, com estádio muito bom. É muito gostoso trabalhar lá".

Com o contrato encerrado junto ao Botafogo-SP, Benazzi deixa a equipe de Ribeirão Preto com o currículo engordado por mais uma briga bem-sucedida contra o rebaixamento. E qual será o futuro do "rei do acesso" no segundo semestre? "Estou indo para São Paulo na terça ou na quarta, para cuidar da minha vida, dar uma descansada com a família. Depois, logicamente, esperar as propostas da Série A, B e C. Agora, subimos um nível", brincou. Alguém acha que ele vai ficar sem time para treinar?

Terra

Comentários