Fora da Libertadores, Fla inicia reformulação no elenco para o Brasileirão

Com a precoce eliminação na primeira fase da Copa Libertadores, o Flamengo vai planejar o segundo semestre mais cedo do que o esperado. Na pauta rubro-negra, contratações de peso e dispensas para qualificar e enxugar o elenco que tem cerca de 30 nomes. A reformulação visa à reta final do Campeonato Carioca, mas, principalmente, o Campeonato Brasileiro.

O vice de relações exteriores do clube, Walter Oaquim, confirmou que os reforços que estão na mira são o zagueiro Juan, da Roma, o volante Cáceres, do Libertad, o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e o atacante Adriano, que se recupera de uma nova cirurgia no tendão calcâneo esquerdo no próprio clube. O paraguaio, inclusive, já está acertado e deve se apresentar assim que sua equipe encerrar a participação na competição continental.

Dos quatro citados, três foram revelados na Gávea, o que mostra a preocupação dos dirigentes em trazer jogadores identificados com o Flamengo. Prova disso é que os garotos Luiz Antonio, Muralha e Thomás seguem com moral.

“Vamos emprestar alguns jogadores e fazer contratações. Alguns podem ser negociados também. O Coutinho [Paulo Cesar, vice de futebol] fica e a comissão técnica também. Qualquer coisa diferente disso é mentira”, disse Oaquim.

Em relação aos negociáveis, a lista inclui, principalmente, jogadores de defesa. Maldonado, que se recupera de mais uma cirurgia no joelho, deve ser liberado. Na zaga, apenas Marcos González está confirmado, apesar de não ser unanimidade. Com a chegada de Juan, um dos outros três – David Braz, Welinton e Gustavo – deixa o clube. Tendendo, principalmente, ao último.

Nas laterais, Léo Moura segue incontestável, enquanto Junior Cesar divide opiniões. Há quem defenda a chegada de um novo lateral esquerdo, apesar de o atual camisa 6 ter sido contratado com status de solução. Amigo de Ronaldinho Gaúcho, Rodrigo Alvim continua fora dos planos e em busca de um novo clube.

Apesar de o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho garantir o contrário, Willians pode deixar o clube, já que não agrada a parte da diretoria e, como possui mercado, seria um reforço nos cofres rubro-negros. Antes carta fora do baralho, Airton pode ganhar sobrevida. Emprestado até o meio do ano pelo Benfica, o volante pode permanecer na Gávea, já que alguns dirigentes consideram que ele teve pouco tempo para mostrar seu futebol, especialmente em 2012, e, por ser novo (22 anos) vale o investimento.

No meio, a experiência de Renato, Kleberson e Bottinelli é bem vista internamente, embora nenhum dos três seja protagonista. O jovem Guilherme Camacho será emprestado novamente. Caso a contratação de Renato Augusto se concretize, o setor estaria fechado. O grande sonho da diretoria é Ibson, mas o jogador, enfim, encontrou o bom futebol no Santos, caiu nas graças de Muricy Ramalho e não será liberado.

No ataque, o único intocável é Vagner Love. Quanto a Ronaldinho Gaúcho, dirigentes e o empresário dele garantem que o contrato até 2014 será cumprido. Embora haja quem defenda a saída do jogador, ninguém acredita que algum clube esteja disposto a pagar o salário de R$ 1,250 milhão. Apenas os milionários do Leste Europeu e Oriente Médio, mercados que não seduzem o astro. Além disso, a presidente Patricia Amorim, de olho na eleição presidencial do fim do ano, considera que seria um “tiro no pé” se desfazer dele, já que contratá-lo foi seu principal feito durante a campanha.

Bem visto pela diretoria e pelo grupo, Deivid fica, a não ser que receba uma proposta irrecusável. Além disso, o clube deve a ele R$ 6 milhões, referentes a direitos de imagem. Diego Maurício é mais um que divide opiniões. Considerado talentoso por uns, o jovem atacante é tido como preguiçoso por outros. A diretoria, novamente, espera uma proposta do Leste Europeu. Desta vez, a tendência é concretizar a venda, se os valores agradarem. Em maio de 2011, o Shakhtar Donetsk chegou a fazer uma proposta por Diego, que acabou recusada pelo clube. Xodó de Joel Santana, Negueba, a princípio, continua. Mas não está descartada uma saída por empréstimo para adquirir experiência.

O time dos sonhos da diretoria para o segundo semestre é Felipe; Léo Moura, Marcos González, Juan e Junior Cesar; Airton, Cáceres, Renato Augusto e Ronaldinho Gaúcho; Adriano e Vagner Love.

UOL Esporte

Comentários