São Caetano vira e deixa Santos com terceiro lugar ameaçado

O Santos perdeu a oportunidade de abrir vantagem sobre Guarani e Palmeiras e se isolar na terceira posição do Campeonato Paulista. Com titulares em campo, a equipe alvinegra até saiu na frente com Neymar no primeiro tempo fora de casam, no Estádio Anacleto Campanella, mas permitiu que o São Caetano reagisse no segundo tempo e conquistasse a vitória por 2 a 1 nesta penúltima rodada do Estadual.

Neymar, que teve uma grande atuação no primeiro tempo, abriu o marcador aos 30min do primeiro tempo. Na etapa final, contudo, o São Caetano tirou proveito das falhas da marcação alvinegra e marcou duas vezes, virando o placar: Geovane fez de cabeça aos 13min e Marcelo Costa anotou o segundo aos 21min. O Santos ainda marcou novamente aos 31min, com Ganso, mas a arbitragem anulou - equivocadamente, indicando posição irregular do camisa 10.

O resultado deste domingo manteve o Santos com 36 pontos ganhos, mas a equipe sustentou a terceira posição da tabela graças à vitória do Guarani (agora quarto colocado, com a mesma pontuação) por 3 a 1 sobre o Palmeiras, que ficou com 35 e caiu para o quinto posto. Já o São Caetano, sem mais aspirações no Estadual, agora acumula 22 pontos e aparece na 11ª colocação.

Passado o confronto no Anacleto Campanella, o Santos volta a campo somente no próximo domingo, quando recebe o Catanduvense na Vila Belmiro, pela última rodada da fase classificatória do Paulista. Já o São Caetano vai ao Estádio Dario Rodrigues Leite para encarar o Guaratinguetá.

O jogo

O Santos começou a partida no ataque e, logo no primeiro minuto, quase balançou as redes dos donos da casa. Neymar fez boa jogada e soltou a bomba, mas mandou no lado externo da rede.

Após essa primeira chance, o time alvinegro teve domínio territorial do jogo, mas pouco ameaçava o gol de Luiz. Aproveitando-se disso, o São Caetano respondeu e, em duas oportunidades, levou perigo aos santistas. Na primeira, aos 22min, Rafael espalmou chute forte de Geovane de fora da área. Na segunda, aos 27min, Augusto Recife recebeu de Anselmo e disparou um arremate cruzado, por cima.

Mas, quando o São Caetano tentava se impor, o time alvinegro respondeu em grande estilo e chegou ao gol. Aos 30min, Paulo Henrique Ganso deixou Neymar na cara do gol para, com tranquilidade, vencer Luiz e estufar as redes do São Caetano: 1 a 0 para o Santos.

Antes do intervalo, o time visitante ainda teve uma chance para ampliar a sua vantagem no placar. Ganso encontrou Neymar com mais uma bela assistência e o camisa 11 santista, depois de se livrar dos marcadores, acertou o travessão da equipe do ABC.

Na volta para o segundo tempo, o São Caetano logo chegou ao empate. Aos 12min, Moradei driblou dois adversários e cruzou na medida para a cabeçada de Geovane, que deixou tudo igual no placar.

O Santos levou perigo aos 18min com Juan, que chutou cruzado rente à trave de Luiz. Já o São Caetano não desperdiçou a chance que teve e chegou a virada, aos 21min. Geovane fez boa jogada individual e tocou para Aílton, que dividiu com Rafael, com a bola sobrando para a finalização de Marcelo Costa para o fundo do gol: 2 a 1.

Na pressão, os santistas quase chegaram ao empate. Em lance polêmico, aos 30min, Ganso aproveitou o rebote de um chute de Elano, que explodiu no travessão, e empurrou a bola para as redes. No entanto, a arbitragem anulou a jogada alegando impedimento - as imagens mostravam o camisa 10 alvinegro em posição claramente legal.

Pouco depois, aos 36min, Ganso teve mais uma boa oportunidade para empatar, ao receber passe de Rentería, na entrada da área. O camisa 10 bateu colocado, buscando o canto direito de Luiz, mas a bola passou ao lado do gol do time do ABC.

Comentários