Vasco passa sufoco, mas vence Alianza e se aproxima de vaga

Fellipe Bastos anotou os dois gols da vitória vascaína no Peru. Foto: AP

Fellipe Bastos anotou os dois gols da vitória vascaína no Peru

O Vasco deu um importante passo para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na noite desta terça-feira, a equipe de São Januário passou um grande sufoco na parte final de jogo, mas conseguiu segurar a vantagem e vencer o Alianza Lima pelo placar de 2 a 1, no Estádio Alejandro Villanueva. Com o triunfo, a equipe comandada por Cristóvão Borges depende de apenas um empate na última rodada para avançar à etapa de mata-mata.

Vitorioso na noite desta terça-feira, o Vasco chegou aos 10 pontos e manteve a liderança do Grupo 5 da Libertadores, pelo menos até a próxima quinta-feira, quando o Libertad poderá assumir a ponta, caso vença o Nacional-URU por dois gols de diferença. O Alianza Lima, por outro lado, permanece estacionado com somente três pontos, na última posição e sem chances de vaga.

Com salários atrasados há mais de sete meses e passando pela maior crise da história, o Alianza Lima, que corre risco de falência, conseguiu dificultar, e muito, a tarefa do Vasco na noite desta terça-feira. O time de São Januário, embora tenha controlado o ritmo de jogo durante boa parte do duelo, dependeu de dois chutes longos de Fellipe Bastos, o primeiro aos 17min do primeiro tempo e o segundo aos 25min da etapa final, para vencer o duelo. Curiel ainda diminuiu.

A tranquilidade adquirida pela boa vantagem terminou no minuto seguinte ao tento peruano. A partir de então, o Vasco permaneceu acuado no campo defensivo e por pouco não sofreu o empate. O clima do jogo esquentou ainda mais nos acréscimos, quando o volante Nilton, que entrou em campo justamente para evitar a potência do ataque rival, acabou expulso, depois de solar a nuca de Carmona.

Perto da vaga, o Vasco volta a atuar pela Copa Libertadores somente no dia 12 de abril, às 21h50 (de Brasília), quando encarará o Nacional, no Uruguai. Já o Alianza Lima, que pode cair à segunda divisão peruana, caso não acerte parte das dívidas, se despedirá da principal competição sul-americana na mesma data e horário, contra o Libertad, novamente em frente ao seu torcedor.

O jogo

Encarando um adversário que convive com a maior crise da história, o Vasco rapidamente obteve o controle da partida. A maior qualidade da equipe brasileira fez a diferença para evitar que os peruanos pressionassem no início do confronto. O time brasileiro, trabalhando bem a bola, se manteve no campo ofensivo e controlando o ritmo de jogo.

Dominante, o Vasco conseguiu abrir o marcador logo aos 17min de confronto. Com liberdade, o volante Fellipe Bastos, escalado como titular somente minutos antes do encontro, resolveu arriscar de longe. A bola desviou na defesa do Alianza e mudou totalmente a trajetória, encobrindo o goleiro Libman no ângulo esquerdo.

O tento, além de colocar o time brasileiro em vantagem, ainda disparou a diferença no moral das duas equipes. O Vasco, sentindo o controle do confronto, se permitiu a até diminuir o ímpeto ofensivo. Mesmo com um sossego maior na defesa, o Alianza Lima pouco ameaçou a meta de Fernando Prass até o final da primeira etapa.

Tranquilo em campo, o Vasco seguiu em ritmo lento no retorno do intervalo. A equipe de São Januário controlou bem o adversário e impediu qualquer tipo de pressão. Entretanto, apesar do bom posicionamento defensivo, o time brasileiro pecava no ataque, especialmente nos toques finais antes das finalizações.

A primeira grande oportunidade dos cariocas surgiu aos 19min. Éder Luís arrancou pelo lado direito e rolou na medida para Alecsandro, dentro da área, ampliar o marcador. O centroavante, contudo, demorou demais para chutar, e acabou bloqueado pela defesa. Três minutos depois, nova chance. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Dedé venceu a disputa pelo alto com a defesa adversária e tocou de cabeça; a bola caprichosamente acertou a trave.

Aos 25min, todavia, o time de São Januário conseguiu, enfim, furar novamente o bloqueio peruano. Fellipe Bastos recebeu passe na entrada da área e finalizou firme, no ângulo direito do goleiro adversário. A partir de então, a equipe procurou apenas esperar o tempo passar para comemorar mais uma vitória no torneio.

A tranquilidade aparente, no entanto, mudou a partir dos 31min. O Alianza Lima, acuado durante a maior parte do encontro, buscou pressionar o time brasileiro e acabou premiado aos 31min, quando Curiel aproveitou falha constrangedora de Renato Silva para diminuir o marcador, e mudar o clima da partida.

O tento peruano esquentou o clima no Estádio Alejandro Villanueva. A torcida, que chegou até a arremessar sinalizadores no gramado, impôs uma grande pressão sobre o Vasco, e quase viu o time empatar. Aos 36min, por exemplo, Fágner salvou um gol de Ibañez em cima da linha, na melhor chance dos mandantes. O jogo ainda esquentou nos acréscimos, quando Nilton foi expulso depois de jogada dura.

Comentários