Indignado, zagueiro recusa afastamento e ameaça processar Portuguesa

Gustavo, que passou pelo Botafogo em 2011, deve deixar a Portuguesa. Foto: Agência Lance

Gustavo, que passou pelo Botafogo em 2011, deve deixar a Portuguesa

Um dia após receber a notícia de que estava afastado da Portuguesa, o zagueiro Gustavo resolveu se pronunciar. Por meio de uma carta, o jogador criticou a atitude da diretoria rubro-verde - que também deixou Diego Souza, Vandinho, Michael e Maylson treinando separadamente - e ameaçou entrar na Justiça caso o clube não cumpra o contrato válido até o final do ano.

O afastamento do quinteto foi anunciado nesta segunda-feira, devido à falta de comprometimento dos jogadores aos treinamentos. Gustavo rebateu dizendo que nunca faltou às atividades nem frequentou o departamento médico. Também esclareceu que sua relação com jogadores, integrantes da comissão técnica e diretoria é boa.

A principal queixa do zagueiro, contudo, foi sobre as poucas chances que recebeu até então. Titular em apenas três oportunidades, Gustavo escancarou seu descontentamento. "Não pedi para jogar na Portuguesa. No início do ano, a diretoria entrou em contato comigo e até o próprio Jorginho ligou na minha casa para me trazer", contou.

Para o jogador, a decisão da diretoria é uma tentativa de transferir a culpa pela má fase da Portuguesa aos atletas. Fora das quartas de final e lutando para não cair para a Série A2 do Paulista, a equipe já sofre pressão das arquibancadas. O momento é resultado da falta de planejamento da diretoria e comissão técnica, segundo Gustavo.

Aos 29 anos, o defensor pertence ao Desportivo Brasil e foi emprestado à Portuguesa até o fim do ano. Ele soma passagens por Lecce, da Itália, Vasco da Gama, Cruzeiro e Palmeiras.

Confira a carta na íntegra:

Recebi o comunicado de meu afastamento do elenco da Portuguesa com muita surpresa e certa indignação. Não posso ser responsabilizado, com mais quatro companheiros, pelo mau momento vivido pelo clube dentro de campo, pela falta de resultados ou até mesmo pela falta de planejamento da diretoria e comissão técnica.

Sempre trabalhei firme, não faltei a treinamentos e nem frequentei o departamento médico. Mas sempre fiquei fora da equipe titular. Pouco pude ajudar meus companheiros dentro de campo a conseguir os resultados.

Não discuti com nenhum jogador do grupo e nem faltei com respeito a integrantes da comissão técnica e diretoria. Sempre fiquei calado e trabalhando cada vez mais forte para poder conquistar meu espaço no time titular, o que aconteceu apenas em três oportunidades.

Não pedi pra jogar na Portuguesa. No início do ano, a diretoria entrou em contato comigo e até o próprio Jorginho ligou na minha casa para me trazer. Fiquei feliz com o empenho do clube e resolvi que voltaria ao futebol paulista. Para isso, tive que convencer o pessoal do Botafogo e a Traffic de que seria uma boa para minha carreira.

Acontece que neste tempo todo não tive espaço, mal joguei e eles preferiram jogar a culpa pela má campanha em cinco atletas. Lamentável.

Não aceitarei treinar separado do grupo. Tenho direito a ter as mesmas condições de trabalho dos outros jogadores. Se for preciso, meu advogado entrará na Justiça contra a Portuguesa. Pois tenho contrato até o final do ano e eles terão que pagar tudo que consta no meu contrato para que eu me desligue oficialmente do clube.

Comentários