Bellucci domina gigante, quebra jejum em Mônaco e pega Ferrer

Próximo rival de Bellucci soma três títulos de ATP no ano - dois no saibro, mesmo piso de Monte Carlo. Foto: AP

Próximo rival de Bellucci soma três títulos de ATP no ano - dois no saibro, mesmo piso de Monte Carlo

Na quarta participação no Masters 1000 de Monte Carlo, Thomaz Bellucci finalmente conseguiu a primeira vitória. Na manhã desta terça-feira, o brasileiro quebrou um jejum no torneio de saibro e superou o gigante sul-africano Kevin Anderson, de 2,03 m, por duplo 6/4. Seu próximo desafio em Mônaco é contra o espanhol David Ferrer, o número seis do mundo.

Bellucci, 45º colocado do ranking mundial, fez valer o maior costume de atuar no saibro diante de Anderson, o 32º da lista. Em uma hora e 26 minutos de jogo, o paulista, de 1,87 m, não teve muitas dificuldades para vencer, salvando ambos os break points que encarou no confronto - um em cada set.

Apesar de ser um grande sacador, o sul-africano teve seu serviço ameaçado em cinco oportunidades e se safou em três delas. Ele poderia inclusive ter perdido a segunda parcial por 6/3, mas se livrou de um match point com o saque antes de cair no game seguinte sem marcar nenhum ponto sequer.

Esta foi a primeira vitória de Bellucci sobre Anderson, que havia vencido o único confronto anterior pelo circuito profissional: por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (4-7), 6/4, 5/7, 6/4 e 7/6 (7-2) na segunda rodada do Aberto de Estados Unidos de 2010, em uma quadra dura.

O tenista número um do Brasil ainda quebrou outro tabu, visto que nas três vezes anteriores em que competiu em Monte Carlo tinha se despedido sem vitórias. Em 2009 perdeu para o equatoriano Nicolás Lapentti na primeira rodada do qualificatório; em 2010 perdeu para o alemão Philipp Kohlschreiber na primeira rodada da chave principal; em 2011 perdeu para o francês Gilles Simon na primeira rodada da chave principal.

Se quiser avançar às oitavas de final do Masters 1000, Bellucci precisará reverter mais um retrospecto negativo. Ele enfrenta o espanhol David Ferrer, cabeça-de-chave cinco que recebeu bye na primeira fase, diante de quem foi derrotado nos três jogos já realizados, todos em 2010 e por 2 sets a 0: nas oitavas de final do ATP 500 de Acapulco (no saibro, por 6/4 e 6/1); nas quartas de final do ATP 500 de Barcelona (no saibro, por 6/4 e 6/0); na segunda rodada do Masters 1000 de Xangai (na quadra dura, por 7/6 e 6/3). A data do duelo ainda será divulgada pela organização do evento no Principado de Mônaco.

Terra

Comentários