Vettel relembra 2011, domina no Bahrain e vira líder da F1

Pole position, Vettel dominou maior parte da prova e disputou ponta com Raikkonen. Foto: AP

Pole position, Vettel dominou maior parte da prova e disputou ponta com Raikkonen

De decepção da temporada 2012 da Fórmula 1 Sebastian Vettel passou a líder. Confirmando o "renascimento" da Red Bull, o alemão repetiu uma história vista muitas vezes em 2011 e dominou o Grande Prêmio do Bahrein, neste domingo. Com um belo rendimento, a Lotus ocupou as duas posições seguintes no pódio, com o finlandês Kimi Raikkonen à frente do francês Romain Grosjean.

Foi a 22ª vitória de Vettel em sua carreira na F1. O atual bicampeão mundial havia ganhado 11 vezes em 2011, mas seu último êxito datava de outubro de 2011, na Índia. Nesta temporada, ele vinha com resultados discretos devido ao desempenho irregular da Red Bull, porém reagiu junto à equipe.

Com o resultado, o alemão pulou da quinta posição para a primeira do campeonato. Ele soma agora 53 pontos, contra 49 de Lewis Hamilton. O inglês largou no segundo lugar, foi superado por Grosjean e era o terceiro quando foi prejudicado por um pit stop muito demorado da McLaren, com um problema no pneu traseiro esquerdo.

Ao final, Hamilton terminou apenas na oitava posição, enquanto que Jenson Button abandonou, completando o domingo ruim da McLaren. Button, assim, caiu para quarto no campeonato com 43 pontos, mesmo número do espanhol Fernando Alonso, dono do sétimo lugar no Bahrein.

O terceiro colocado da classificação agora é o australiano Mark Webber, que terminou uma prova no quarto lugar pela quarta vez em 2012. Ele passou a somar 48 pontos.

Logo atrás de Webber apareceu Nico Rosberg, quinto no circuito do Sakhir com a Mercedes. O sexto lugar foi do escocês Paul di Resta, da Force India, único piloto entre os melhores da prova a ter feito apenas dois pit stops.

A corrida

A largada do GP do Bahrein foi bastante limpa: apenas o finlandês Heikki Kovalainen, da Lotus, teve um furo no pneu e precisou parar imediatamente nos boxes. Enquanto isso, Sebastian Vettel manteve tranquilamente a liderança, enquanto que Lewis Hamilton teve um pouco mais de dificuldades para seguir à frente de Mark Webber, mas conseguiu.

O destaque do início foi Romain Grosjean, que saiu da sétima para a quarta posição e na sexta volta já era o segundo colocado, batendo Webber e Hamilton. O grande rendimento da Lotus era comprovado também por Kimi Raikkonen, que saiu no 11º no grid e na sexta volta ultrapassou Jenson Button para virar o sexto.

Felipe Massa também largou bem, passando de 14º para nono; ele ainda chegou a ultrapassar Raikkonen, levando o troco na sequência. Bruno Senna chegou a figurar no décimo lugar no fim da primeira volta, mas rapidamente foi perdendo terreno. Alonso também teve bom início e logo estava em quinto, à frente de Button.

A corrida começou a mudar na 12ª volta, quando um problema na troca do pneu traseiro esquerdo de Hamilton o fez perder quase 30s nos boxes. Ele perdeu várias posições e voltou no 11º lugar, rapidamente ultrapassando Nico Rosberg e Alonso, porém.

Massa vinha a seguir e ultrapassou Hamilton quando esteve perdeu muito tempo novamente no pit stop seguinte, sempre com um problema na roda traseira esquerda. Na volta à pista, o inglês era o 11º colocado e estava atrás de Massa, que estava colado em Alonso.

Com pneus macios contra os compostos duros de Alonso, o brasileiro tinha melhor rendimento, mas não chegou a estar em posição de tentar a ultrapassagem. Na 32ª volta ocorreu uma imagem curiosa, com o espanhol se dirigindo à direita na reta dos boxes para pegar o vácuo da Sauber do japonês Kamui Kobayashi, que se dirigia ao pit, e evitar os ataques de Massa.

Terra

Comentários