Barcelona vence 10ª seguida e pressiona Real antes de clássico

A equipe de Messi e Iniesta diminuiu a desvantagem para o Real Madrid, que faz o dérbi contra o Atlético nesta quarta. Foto: AFP

A equipe de Messi e Iniesta diminuiu a desvantagem para o Real Madrid, que faz o dérbi contra o Atlético nesta quarta

O Barcelona alcançou nesta terça-feira a décima vitória consecutiva no Campeonato Espanhol e, de quebra, pressionou ainda mais o arquirrival Real Madrid na liderança da competição. Atuando no Estádio Camp Nou, a equipe catalã goleou o Getafe por 4 a 0 e diminuiu a diferença para o time de José Mourinho para apenas um ponto - o clube merengue encara nesta quarta o rival Atlético de Madrid, fora de casa.

Com o resultado positivo, o Barcelona chegou aos 78 pontos e voltou a sonhar com o título nacional, situação que parecia impossível no início do ano. Para assumir a ponta, os catalães esperam apenas mais um tropeço do Real Madrid, apostando na vitória no clássico do segundo turno, marcado para o dia 21, no Camp Nou. Já o Getafe, um dos algozes do time de Josep Guardiola no primeiro turno, permanece com 42 pontos somados.

Embalado pela décima vitória seguida no Espanhol, o Barcelona segue concentrado somente na Liga. A equipe catalã volta a campo no próximo sábado, às 17h (de Brasília), quando terá pela frente o Levante, fora de casa, último compromisso antes do duelo contra o Chelsea, pela semifinal da Liga dos Campeões. Já o Getafe recebe o Sevilla somente na segunda, a partir das 16h, no Coliseum Alfonso Pérez.

Disposto a pressionar ainda mais o Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol, o Barcelona entrou para enfrentar o Getafe com uma formação ainda mais ofensiva, com apenas Carles Puyol como zagueiro de ofício (Javier Mascherano e o brasileiro Adriano fecharam o setor defensivo).

A ousadia permitiu ao time catalão pressionar, criar chances e abrir o marcador aos 13min, quando Alexis Sánchez, após receber passe de peito de Lionel Messi, driblou a marcação e finalizou firme para fazer 1 a 0.

O tento anotado pelo atacante chileno não diminuiu o ímpeto do Barcelona. A equipe comandada por Josep Guardiola manteve o forte ritmo ofensivo, com seguidas oportunidades para a dilatação do placar. Entretanto, os mandantes aumentaram somente aos 44min. Messi tabelou com Andrés Iniesta, recebeu na entrada da área e arrematou no ângulo para dobrar a vantagem.

A tranquilidade adquirida pelo placar parcial permitiu ao Barcelona trabalhar pacientemente na segunda etapa. Por consequência, diante de um adversário acuado, os catalães transformaram o placar em goleada a partir dos 27min, quando Alexis Sánchez ganhou no alto da defesa e fez o terceiro. Dois minutos depois, Pedro, também de cabeça, fechou o marcador.

Terra

Comentários