Com maiô "transparente", dueto do Brasil se garante na Olimpíada

O maiô do dueto simula o corpo humano, com estampas do coração, artérias e até a coluna cervical. Na touca, o desenho do cérebro completa o visual irreverente, que já tinha sido utilizado na Alemanha e no Sul-americano  Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra

O dueto brasileiro de nado sincronizado, Lara e Nayara, garantiu vaga nesta sexta-feira para Londres 2012, depois de duas boas apresentações no pré-olímpico disputado na capital britânica. As atletas já tinham surpreendido na quarta-feira, quando executaram a rotina técnica e terminaram na oitava posição, com 87.700 pontos. Hoje, Lara e Nayra ainda conquistaram 89.970 pontos na rotina livre.

Com isso, terminaram a competição na nona posição somando 175.630 pontos, 20.220 a menos que as russas, no topo da tabela. As 19 primeiras garantiram vaga para os Jogo Olímpicos. "A gente se sentiu muito bem na água. Houve uma troca de energia entre nós incrível e isso é bastante importante", comemorou Nayara Figueira em entrevista ao Terra.

A dupla acha que ainda pode melhorar a pontuação e sonha em chegar entre as dez primeiras durante os Jogos Olímpicos. O melhor resultado conquistado pelo Brasil em uma Olimpíada foi o 12º lugar em Atenas, com Carolina e Isabela de Moraes.

Para superar o feito, Lara e Nayra reconhecem que ainda precisam ajustar alguns detalhes na rotina técnica antes de voltar para Londres. "Vamos chegar em casa, assistir a gravação do que fizemos aqui e trabalhar para acertar o que é possível. Temos que treinar mais e mais os elementos técnicos para melhorar nosso desempenho", afirmou Lara Teixeira.

Essa será a segunda Olimpíada do dueto, que espera contar com a experiência adquirida em Pequim para subir ainda mais na classificação e atingir uma posição inédita. "Estamos muito mais maduras agora, com os pés no chão. Não ficamos deslumbradas em ver essa estrutura toda, que é muito maior que em qualquer outra competição", comentou Nayara, "estamos mais fortes, bem focadas para voltar aqui e cumprir nosso objetivo, que é ficar entre as dez primeiras na Olimpíada".

O pódio olímpico ainda é um sonho distante para a dupla. Contudo, Nayara comemora a evolução em sua performance. "Melhoramos muito nosso desempenho. Tomamos como base os nossos resultados no Mundial e está claro que melhoramos. Muita gente veio aqui nos dizer que estamos evoluindo".

Ela diz que "conseguimos superar a França na rotina técnica. Isso mostra que podemos ultrapassar países que nem cogitávamos. Por isso, vamos fazer o possível para vencê-las e fazer história aqui em Londres". Além das francesas, Lara e Nayra apostam que Grécia e EUA serão suas maiores adversárias durante os Jogos.

"Mas todas estão muito fortes, não podemos subestimar ninguém. Ainda temos bastante para melhorar para conseguir chegar na final olímpica", pondera Lara.

Quando voltarem a Londres, as atletas vão apresentar a mesma rotina e trilha sonora utilizadas no evento-teste. Esperam apenas ganhar mais altura em alguns movimentos, seguindo comentários feitos durante o pré-Olímpico.

Além da evolução técnica que chamou a atenção das adversárias, Lara e Nayara também se destacaram devido ao visual que apresentaram. O maiô do dueto simula o corpo humano, com estampas do coração, artérias e até a coluna cervical. Na touca, o desenho do cérebro completa o visual irreverente, que já tinha sido utilizado na Alemanha e no Sul-americano.

"Antes mesmo de colocar a touca já vieram falar do nosso maiô. Quiseram tocar, ficaram apontando, realmente causou 'buxixo', conseguimos inovar e vamos voltar a usá-lo nos Jogos, com certeza. Todo mundo amou", brincou Nayara.

Especial

Comentários