Skatista de 12 anos supera lendas e faz primeiro 1080º da história

Imagem mostra sequência da manobra de Tom Schaar, com três rotações completas. Foto: Red Bull/Divulgação

Imagem mostra sequência da manobra de Tom Schaar, com três rotações completas

Um garoto de 12 anos foi o responsável pela primeira manobra 1080º da história do skate. Um vídeo divulgado pela Red Bull mostra o americano Tom Schaar fazendo o movimento. Ele é o primeiro atleta a completar três rotações completas no ar e a conseguir retornar à pista ainda sobre o skate.

Schaar cumpriu o feito em uma megarrampa em Tehachapi, na Califórnia, nos Estados Unidos, adaptada por seu patrocinador, a Red Bull, para que ele tivesse um controle melhor do skate depois do giro. O gap tinha 21 m em vez de 18 m e foi coberto com madeira e uma espécie de ponte foi construída. Isso aconteceu na sexta-feira, mas as imagens foram divulgadas posteriormente.

Completar três rotações completas era algo que parecia impossível até mesmo para astros do esporte como o brasileiro Bob Burnquist e o americano Tony Hawk, que precisaram de bastante tempo para para aperfeiçoar o 900º - a manobra que consiste em dois giros e meio no ar foi feita pela primeira vez por Hawk nos X Games de 1999 após 11 tentativas mal sucedidas.

Nesta segunda-feira, o site do jornal Los Angeles Times publica declarações de Schaar. Ele afirmou ter ficado "muito emocionado" com a novidade e recebeu os elogios de Burnquist.

Por e-mail, o brasileiro definiu o jovem de Malibu, que começou a andar de skate aos 4 anos de idade, como "um pequeno gigante e uma roca de fiar". Bob apontou que a novidade é algo "sensacional" e se disse "ansioso para aprender muito" do jovem "no futuro".

Comentários