Saída de Valdivia surpreende Palmeiras e caso de Wesley pode se repetir

(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)















Não era segredo para nenhuma das partes – nem Palmeiras, nem Valdivia – que as negociações pela renovação do contrato do chileno, que termina dia 17 de agosto, estavam avançando pouco. Mesmo assim, o anúncio feito pelo Al Wahda, dos Emirados Árabes, de que acertou a contratação do meia, foi surpreendente.

O UOL Esporte apurou que ninguém comunicou o Palmeiras de que Valdivia realmente irá sair: ninguém ligado ao clube árabe, nem ao jogador, avisou o alviverde de acerto com outro clube. Até o começo desta semana, a expectativa era de que as negociações por uma renovação fossem prosseguir.

Legalmente, o Al Wahda não fez nada de errado, já que, há menos de seis meses do fim de seu contrato, qualquer jogador está livre pare negociar com outra equipe. Os árabes, porém, anunciaram a contratação de um atleta enquanto este tinha contrato vigente com outro clube, sem que este tivesse ciente do fim das negociações.

Em seu site, o clube dos Emirados afirmou que espera o meia no final da Copa América, após sua rescisão com o Palmeiras. O passado recente indica, entretanto, que isso dificilmente deve acontecer: a tendência é de que o chileno tenha que cumprir seu contrato até o fim.

O caso remete ao de Wesley, que acertou com o São Paulo enquanto era atleta do Palmeiras. Sem jogar, o volante precisou cumprir seu contrato até o fim – nem a possibilidade de economizar seus salários, em torno de R$ 300 mil mensais, serviram para facilitar sua liberação.

O caso de Valdivia não envolve a saída por um rival, mas tem um outro fator a ser considerado pelo Palmeiras: caso sua ida para o mundo árabe seja, por algum motivo, frustrada, ele poderia acabar assinando com outro time brasileiro. O único jeito de garantir que isso não aconteça é fazer com que o camisa 10 complete sete jogos pelo Brasileirão – até agora, são quatro.

A assessoria do meia não confirmou o acerto com o Al Wahda. O Palmeiras, que ainda não foi oficialmente comunicado de nada, não emitiu nenhum posicionamento sobre o futuro da relação com Valdivia, que ainda poderia jogar até nove partidas até o fim de seu vínculo. Em 2014, o chileno chegou a dar entrevista como jogador do Al Fujairah, mas acabou retornando ao Brasil; naquela ocasião, se não tivesse contrato com o clube paulista, poderia ter assinado com qualquer rival no país.

É possível que, após a Copa América, uma reunião sele a liberação de Valdivia para os Emirados Árabes. O passado recente, entretanto, indica que o torcedor palmeirense talvez ainda veja o camisa 10 em campo mais vezes – ou, no mínimo, treinando na Academia de Futebol.

UOL Esporte

Comentários