Vaga no Pan caiu no colo dele. Mas a família já tinha comprado passagens

(Foto: Rafal Burza/CBJ)















Faltavam 16 dias para o início dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 quando a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) anunciou que David Moura, 27, seria o representante do Brasil no peso pesado. Ele foi convocado para substituir Rafael Silva, atual líder do ranking mundial, cortado por causa de uma grave lesão muscular. No entanto, não foi apenas o atleta nascido no Mato Grosso que comemorou a mudança de última hora. A família dele, que já havia programado viagem para o Canadá, ficou especialmente feliz.

"Meu pai, minha mãe e meus irmãos já tinham comprado passagem acreditando que eu iria. Eu falei 'pessoal, vamos com calma', mas eles disseram que viajariam do mesmo jeito se eu não fosse. Eles iam curtir Toronto e ver o judô", contou David Moura, atual número 12 do ranking mundial dos pesos pesados.

Se Rafael Silva não tivesse sido cortado, David não estaria no Canadá. Ele estava escalado para disputar o Grand Slam de Tyumen (Rússia), com início agendado para 18 de julho.

"Eu estaria na Rússia, e a minha família estaria lá no Canadá. Eles ficaram felizes para caramba com a mudança. Agora os outros familiares estão comprando passagens e tentando ir também", disse o judoca.

Em Tyumen, David lutaria no dia 18 de julho. Com a mudança para o Pan, ele entrará no tatame no dia 14. A programação do judoca não precisou ser refeita, e o apoio da família será a grande diferença oriunda da mudança.

"Para mim vai ser uma simulação de como seriam os Jogos Olímpicos do ano que vem [a edição 2016 do evento será realizada no Rio de Janeiro]", explicou David. "Acho bom estar com pessoas com energia positiva e que só querem meu bem, que estão comigo na vitória ou na derrota. Isso só tem a acrescentar", completou.

David também será o representante do Brasil nos pesados no Mundial de judô de Astana (Cazaquistão), com início previsto para 24 de agosto. A diferença é que ele já estava convocado – o país tem direito a dobrar em duas categorias, e ele e Rafael Silva seriam os representantes no peso.

Como Rafael Silva não poderá disputar o Mundial, a CBJ já anunciou que a dobra no peso pesado está cancelada. A vaga será destinada a outra categoria, mas a confederação ainda não definiu qual.

"Eu não costumo trabalhar com metas – sempre entro numa competição para ganhar ou fazer meu máximo. É muito difícil prever, mas minha meta para este ano é ser campeão dos Jogos [Pan-Americanos] e no mínimo trazer uma medalha do Mundial", avisou David.

UOL Esporte

Comentários