Com novo técnico, Palmeiras pode reencontrar maestro" no próprio elenco

(Foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS)















Nas semifinais do Paulistão, o Palmeiras eliminou o Corinthians nos pênaltis em pleno Itaquerão. A partida foi a última de Robinho como o principal responsável pela armação de jogadas do alviverde – ali, o meio campista era um dos artilheiros da equipe, com seis GOLS marcados.

O Palmeiras marcou 46 GOLS em 2015 – destes, 12 tiveram participaram direta de Robinho: foram seis tentos e seis assistências; nenhum outro jogador no elenco foi responsável por tantos gols como o meia, que fundamental em mais de um quarto do total.

"Sensacional minha fase. Não vou mentir para vocês, estou feliz demais, tudo conspirando para o lado bom, em casa bem demais, minha família feliz pra caramba, e está saindo isso que vocês estão vendo: bons jogos, gols e ajudando o Palmeiras", disse, em março.

Tudo isso, entretanto, aconteceu ainda no Paulistão, no período no qual Valdivia estava lesionado e Cleiton Xavier impossibilitado de atuar por não estar inscrito. Como meia central no 4-2-3-1 de Oswaldo, Robinho brilhou, chamou a responsabilidade e se tornou, literalmente, a maior força ofensiva do time.

O golaço quase do meio de campo no clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque, simboiza o auge do excelente primeiro semestre do meia; a boa fase, porém, foi interrompida de forma abrupta já nas fases decisivas do estadual.

Valdivia voltou, Cleiton Xavier foi inscrito; enquanto isso, Arouca se lesionou. Para manter a qualidade na saída de bola, Oswaldo optou por recuar Robinho, promovendo a entrada do chileno. Como volante, o meia caiu de produção, e passou a aparecer menos no ataque. O time também começou a oscilar mais.

No Brasileirão, o meio campista atuou nas três primeiras rodadas, se lesionou e voltou na sétima partida, no último domingo, diante do Fluminense. Como meia, foi responsável pela cobrança de falta que resultou no gol de Cristaldo.

Com a chegada de Marcelo Oliveira, Robinho pode voltar a ganhar oportunidades na posição onde se destacou tanto no Paulista: Valdivia está na Copa América; Cleiton Xavier ainda não está 100% na parte física, e vinha até sendo deixado de fora por Oswaldo por esse motivo; Zé Roberto teve atuação apagada diante do Fluminense, e foi substituído no intervalo.

Além de uma concorrência que não vive um grande momento, o meia é um alvo antigo de Marcelo Oliveira, e foi desejado pelo comandante quando este treinava o Cruzeiro, em janeiro. O clube paulista levou a melhor.

Se voltar a meia e repetir o desempenho do Paulista, Robinho pode ajudar a resolver o principal problema do Palmeiras: objetividade no ataque. Marcelo Oliveira tem mais quatro dias para tomar essa e as outras decisões antes do confronto contra o Grêmio, no domingo, em Porto Alegre.

UOL Esporte

Comentários