Especial – Os Novos Campeões Estaduais

O ano de 2015 não trouxe tantas surpresas ente os campeões estaduais, mas alguns clubes se destacaram pela conquista heroica, desbancando os clubes favoritos em levantar a taça. O especial de hoje traz alguns desses times e um pouco de sua história até os dias atuais.



Operário – Campeão Paranaense 2015














A equipe não é recente no campeonato do estado do Paraná. Fundado em 1º de maio de 1912, é considerado o segundo clube mais antigo do estado em atividade, estando apenas atrás do Coritiba. O clube da cidade de Ponta Grossa nasceu da fusão do time da Rede Viação Paraná-Santa Catarina e alguns jogadores do Riachuelo Sport Clube. Há também quem diga que o clube surgiu do Tiro de Guerra.

Alguns anos depois, em 1933, houve uma nova fusão entre o Operário Sport Clube e o Clube Atlético Ferroviário, assim surgindo o Operário Ferroviário Esporte Clube, como é conhecido hoje em dia. O clube é grande campeão dos torneios locais de Ponta Grossa, mas sempre foi derrotado na derradeira final contra o time da capital.


O clube passou por inúmeros problemas de estrutura e também financeiros, principalmente no ano do centenário, em 2012. Participou de uma edição da Copa do Brasil, e em 2015, levantou a primeira taça do Campeonato Paranaense, ao derrotar, nos dois jogos das finais, a equipe do Coritiba.


Imperatriz – Campeão Maranhense 2015














Sua fundação está registrada no dia 4 de janeiro de 1962, que inicialmente chamou-se Sociedade Atlética Imperatriz. Nos anos 2000, no dia 18 de fevereiro, a equipe passou a ser Sociedade Imperatriz de Desportos. A equipe não teve muito destaque no cenário futebolístico brasileiro, tendo apenas participado de algumas edições da Série C do Brasileiro, e mesmo assim, participações bem discretas.

Em 2002, uma nova administração passou a tomar conta do clube, e assim, a Imperatriz passou a disputar as fases finais das competições no Maranhão. Apostando em apenas alguns reforços e mantendo a base para trazer a experiência ao elenco, a equipe conquistou seu primeiro campeonato estadual em 2005, na final contra o Moto Club. Em 2015, sagrou-se campeão maranhense pela segunda vez, após uma vitória em cima do grande rival da capital, o Sampaio Corrêa.



Tocantinópolis – Campeão Tocantinense 2015














A equipe de da cidade de Tocantinópolis foi fundado em 1º de Janeiro de 1989 e já levantou quatro vezes o título estadual. Em 2015, conquistou o título em cima do Interporto, empatou os dois jogos e conquistando o título pela boa campanha. No ano de sua fundação participou do campeonato regional amador, que reunia seleções municipais e time da região, sagrando-se campeão.

Já participou de algumas edições do Campeonato Brasileiro da Série, além de realizar uma única participação na Copa do Brasil, em 2003, e sendo eliminado ainda na primeira fase pelo Vitória.

Comentários