Williams tem melhor ano desde 2003 na Fórmula 1. E quer desafiar a Ferrari

(Foto: Joe Klamar/AFP)





















A Williams não esconde a decepção de ter perdido terreno para a Ferrari nesta temporada, depois de ter iniciado o ano com a expectativa de ser a principal desafiante da Mercedes em 2015. Mas o time de Felipe Massa e Valtteri Bottas está longe de ter o que reclamar: nas oito primeiras etapas disputadas até aqui, o time vem tendo o melhor desempenho dos últimos 11 anos.

Após oito etapas, a Williams é a terceira colocada no mundial, com 129 pontos. Para encontrarmos um resultado tão positivo, temos de voltar à temporada 2003. Na época, a dupla era formada por Juan Pablo Montoya, que chegou a vencer o GP de Mônaco naquela oportunidade, e Ralf Schumacher. Juntos, os dois tinham conquistado quatro pódios até a oitava etapa, disputada no Canadá, totalizando o equivalente a 156 pontos no sistema atual. No final do ano, a Williams foi a segunda colocada no mundial, a 14 pontos da campeã Ferrari – o equivalente, na pontuação atual, a cerca de 35 pontos de diferença.

Com a Mercedes fora de alcance, a chefe da equipe, Claire Williams, admite que a pedra no sapato em 2015 segue sendo o time italiano. "No momento estamos em um terceiro lugar isolado – e confortável – mas mostramos que podemos diminuir a diferença e não há motivo algum para acreditar que o terceiro posto é o máximo. Então por que não acreditar que no final da temporada vamos rivalizar com a Ferrari pelo vice?"

Atualmente, a Ferrari tem 192 pontos. A quarta colocada, a Red Bull, soma apenas 55.

Mas a luta pelas primeiras posições não foi comum nos últimos 11 anos para a Williams. Após 2003, o time ainda somou bons pontos nos dois anos seguintes (91 em 2004 e 114 em 2003, levando em consideração o sistema atual e após oito etapas), mas caiu de produção nas demais temporadas. O pior momento do time aconteceu há apenas dois anos, quando chegou na nona etapa ainda zerado no mundial, como lembra a dirigente.

"Não podemos esquecer que, ainda que estejamos em terceiros e tenhamos a esperança de melhorar, há dois anos estávamos em nono lugar. Fizemos uma grande transição de nono para terceiro em uma temporada e consolidar isso não é algo ruim, então não podemos ficar desapontados."

Ano passado, a Williams terminou a temporada com 320 pontos, no terceiro lugar – atrás de Mercedes e Red Bull. Até a oitava etapa, na ocasião, Massa e Bottas tinham somado 85 pontos.

A nona etapa da Fórmula 1 acontecerá no próximo final de semana, na Inglaterra.

UOL Esporte

Comentários