Federer leva 8º troféu em Halle e 86ª na carreira

(Foto: UOL Esporte)


























Pela 86ª vez na carreira, Roger Federer deixa um torneio com o troféu de campeão. Neste domingo, o número 2 do mundo conquistou o ATP 500 de Halle ao marcar 7/6 (7-1) e 6/4 contra o 45º colocado italiano Andreas Seppi, em 1h48 de partida. É o oitavo título do suíço na grama alemã, sendo o primeiro agora que o torneio ganhou nível 500, e não mais 250.

A coleção de títulos de Federer em Halle conta com um tetracampeonato entre 2003 e 2006, um título em 2008 e um tricampeonato entre 2013 e 2015. Dessa forma, o torneio alemão é o que Federer mais ganhou na carreira, superando Wimbledon e Dubai, onde tem sete conquistas.

Federer já é o maior vencedor de torneios na grama em toda a Era Aberta, com 15 conquistas no total. Entre os tenistas em atividade, quem está mais próximo é o  australiano Lleyton com 8 títulos e Andy Murray, que tem cinco conquistas, mas joga a final do ATP 500 de Queen's ainda neste domingo.

Após a disputa de seis games, com placar empatado por 3/3, o jogo teve uma paralisação por chuva. Ainda que Halle conte com teto retrátil, que foi fechado em aproximadamente cinco minutos, o tempo de interrupção chegou a 12 minutos até que a quadra estivesse menos escorregadia.

Na volta, os dois finalistas sentiram um pouco a perda do aquecimento e os erros foram frequentes nos primeiros pontos, mas Seppi conseguiu confirmar o serviço. O italiano perdeu uma chance de quebra no game seguinte e, mais tarde, viu Federer salvar dois set points com aces.

Mesmo chegando ao tiebreak sem ter nenhum break point a favor e feito menos pontos na devolução, o bom momento do suíço nos pontos mais importantes do jogo fez a diferença. Disputando seu sexto desempate na semana, Federer manteve o retrospecto perfeito e fez 7-1 no italiano.

A final de número 130 na carreira de Federer continuou equilbrada, com o suíço evitando mais uma chance de quebra ainda no começo do segundo set. No oitavo game, Federer pressionou muito o saque de Seppi e chegou a ter quatro break points. O italiano de 31 anos lutou muito e conseguiu ótimos saques para manter o game de serviço. Dois games mais tarde, houve nova chance de quebra e Seppi não resistiu. Federer quebrou pela primeira vez e consolidou a 12ª vitória em 13 jogos com seu algoz do Australian Open.

Federer liderou a contagem de aces por 14 a 1, e a de winners por 36 a 15. Por conta de estilo mais agressivo, ele fez 29 erros não-forçados contra 21 do italiano. Na rede, o suíço ganhou 19 pontos em 28 tentativas.

UOL Esporte

Comentários