Argentina sofre empate do Paraguai no fim e decepciona em estreia

Considerada favorita ao título da Copa América, a Argentina tropeçou em sua estreia em La Serena, no Chile. Após dominar boa parte da partida, os argentinos cederam o empate para o Paraguai no fim da partida, com Lucas Barrios, pretendido pelo Palmeiras.

A Argentina demorou para conseguir furar a defesa paraguaia. Toda atrás da linha da bola, sem fazer pressão no ataque, a seleção obrigava Messi ir até o centro do campo para buscar jogada. Mas, todo o esquema foi por água abaixo quando Samudio cometeu um grande erro e praticamente deu um gol para a Argentina.

O resultado coloca a Argentina na segunda posição da chave, atrás do Uruguai, que venceu a Jamaica por 1 a 0. Os gols do empate por 2 a 2 vieram dos pés de Agüero e Messi, do lado argentino, e Valdez e Barrios, para os paraguaios.

Na próxima terça-feira, a equipe terá o jogo mais difícil da primeira fase, contra os uruguaios, em partida que deve definir o primeiro colocado da chave.

O tropeço faz os argentinos relembrarem a última edição da Copa América. Há quatro anos, em casa, a estreia foi com um empate por 1 a 1 contra a Bolívia, gol de Agüero.

Fases do jogo: Para a partida, Tata Martino escalou uma formação muito parecida com o desenho usado no Barcelona. Messi na ponta direita, Di María na esquerda e Agüero como falso 9. O meio-campo era comandado por Mascherano, de primeiro volante, e Banega e Pastore a sua frente.

Assim, os argentinos dominavam a posse de bola desde o apito inicial, mas trocavam passes e sofriam para furar o sistema defensivo do Paraguai. Aos 28 minutos, Samudio tentou recuar a bola para o goleiro Antony Silva, mas no meio do caminho estava Agüero, que só teve o trabalho de cortar o rival e mandar para o gol. Menos de dez minutos depois, Messi ampliou de pênalti, em falta sofrida por Di María que causou muitas dúvidas.

A vantagem no placar fez com que a Argentina valorizasse a posse de bola e não agredisse tanto o Paraguai. Só que os paraguaios cresceram na partida e não diminuíram graças a Romero que defendeu chute de Valdez. Menos de cinco minutos depois, o lance se repetiria, só que a finalização de Valdez, desta vez, não deu chances para o goleiro argentino.

O gol do Paraguai fez a partida melhorar muito. Os paraguaios começaram a marcar no campo de ataque e dar espaço. Em busca do terceiro, os argentinos também foram para cima e as duas seleções começaram a desperdiçar diversas oportunidades, só que os goleiros levaram a melhor.

E foi na pressão que os paraguaios conseguiram arrancar um empate aos 43 minutos do segundo tempo. Lucas Barrios acertou um chute de dentro da área e igualou o placar.

Melhor: Agüero – Oportunismo no primeiro gol e participação nas principais jogadas ofensivas da Argentina. Ele só finalizou menos à meta adversária do que Messi, foram sete chutes contra quatro. O atacante mostrou que não facilitará a vida de Tevez na briga por uma vaga no ataque.

Pior: Samudio – O esquema paraguaio para segurar a Argentina funcionava perfeitamente. O goleiro Antony Silva tomava pouco sustos até o latera, ex-Cruzeiro, dar uma assistência perfeita para Agüero abrir o placar. Para acabar de vez com sua seleção, ele ainda cometeu um pênalti em Di Maria. A situação poderia ser ainda pior se o goleiro paraguaio não tivesse
salvado alguns erros do atleta.

Destaques:

Faltam 10. Messi chegou ao seu 56º gol com a camisa da seleção argentina. Agora, ele está a dez de Batistuta, maior artilheiro da Argentina.

Jejum. Ramon Diaz, técnico do Paraguai, não sabe o que é vencer no comando da seleção. Terá outra chance na próxima semana contra a Jamaica.

Queridinho. Ele é reserva e seu retorno na seleção tem sido com humildade, até falou que não tem como ser comparado a Messi. Mas, Tevez continua despertando paixão dos torcedores. Quando foi para o aquecimento, a torcida foi à loucura e gritou seu nome.

Artilheiro. O gol de empate do Paraguai saiu dos pés de Lucas Barrios. Argentino, naturalizado paraguaio, o atacante já teve seu nome ligado ao Palmeiras nesta temporada.

UOL Esporte

Comentários