Cavs batem Warriors e viram série das Finais da NBA com vitória histórica

O torcedor de Cleveland esperou 45 anos, mas valeu a pena: nesta terça-feira (9), a cidade viu LeBron James liderar os Cavaliers em sua primeira vitória de Finais de NBA em casa. O time derrotou o Golden State Warriors por 96 a 91, e virou a série. Cleveland agora vence por 2 a 1, e atuará em casa novamente no jogo 4.

Com uma marcação intensa, especialmente em Stephen Curry, Cleveland passou a maior parte do jogo na liderança do placar, chegando a abrir até 20 pontos de vantagem no terceiro quarto. Mas, na última etapa do jogo, o MVP conseguiu respirar e conduzir Golden State a uma reação, diminuindo a diferença para um ponto, restando três minutos no cronômetro. Mas os Cavs voltaram a ampliar a liderança, aproveitaram erros dos adversários e fecharam a vitória.

Mais um show de LeBron. Assim como nos dois primeiros jogos da série, LeBron James passou dos 30 pontos. No terceiro quarto, já havia alcançado o duplo-duplo, e quase anotou mais um triplo-duplo, como no jogo 2. Fechou a atuação desta terça-feira com 40 pontos, 12 rebotes e oito assistências.

Raça e estrela. Matthew Dellavedova, que já havia sido importante na marcação de Stephen Curry no jogo 2, foi ainda mais relevante nesta partida. O australiano não só marcou muito o MVP da temporada, como também brigou por diversas bolas e ajudou no ataque, anotando 20 pontos. Só LeBron James pontuou mais do que ele pelos Cavs. Novamente, mostrou muita entrega, exemplificada em um lance no fim do jogo: marcado e mesmo caindo em quadra, ainda conseguiu acertar uma cesta.

MVP instável. Assim como no jogo 2, Stephen Curry não conseguiu repetir as atuações que o consagraram como o jogador mais valioso da temporada regular. O armador de Golden State até fechou sua atuação com 27 pontos, seis rebotes e seis assistências, mas demorou a engrenar no jogo: no primeiro tempo, anotou apenas três pontos, quatro rebotes e três assistências. No último quarto, acordou e ajudou o time, mas a reação não foi suficiente.

Melhor ataque anulado. O Golden State Warriors teve o melhor ataque da temporada regular, mas foi anulado durante a maior parte do jogo pela defesa intensa do Cleveland Cavaliers. Não só Stephen Curry sofreu: seu parceiro de ataque, Klay Thompson, que foi o cestinha dos Warriors no jogo 2, também não conseguiu produzir muito. Até o terceiro quarto, Andre Iguodala era o cestinha do time, e fechou o jogo com 15 pontos, um a mais do que Thompson.

UOL Esporte