Para repetir esquema campeão no Cruzeiro, M. Oliveira deve seguir Oswaldo

(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)














Marcelo Oliveira desembarca na Academia de Futebol nesta terça-feira, com a missão de tentar levar ao Palmeiras ao título Brasileiro. É de se esperar que o novo comandante repita no novo clube as bases do que esquema que o levaram ao bicampeonato brasileiro pelo Cruzeiro; no alviverde, isso significa dar continuidade ao que vinha fazendo Oswaldo de Oliveira.

Marcelo é um entusiasta do 4-2-3-1: uma linha de quatro, com laterais ofensivos (Mayke, Egidio); dois volantes, sendo um deles com boa saída de jogo (Nilton, Lucas Silva); um trio de meias que reúne força, velocidade e visão de jogo (teve Everton Ribeiro, Willian, Ricardo Goulart, Julio Baptista e Dagoberto), com um camisa 9, centroavante clássico na frente – na maioria das vezes Marcelo Moreno.

No alviverde, o comandante terá peças para montar um time que joga exatamente dessa forma – era isso que vinha tentando fazer Oswaldo de Oliveira, desde o Paulistão. Algumas deficiências no elenco com Oswaldo, inclusive, foram resolvidas.

Dos dois laterais palmeirenses, um foi campeão brasileiro com Marcelo no Cruzeiro, Egídio. Lucas, o outro, apoia muito o ataque. Gabriel vem sendo um dos principais destaques do time, como um volante marcador, acompanhado de Arouca, que sai mais para o jogo. Ainda é possível uma alternativa mais ofensiva, com Robinho no setor.

Para o trio de meias, há opções de velocidade (Kelvin e Dudu), passe (Cleiton Xavier e Valdivia, caso o chileno volte após a Copa América) e força (Rafael Marques). Para o ataque, Alecsandro, Leandro Pereira e Cristaldo – três centroavantes de ofício.

Armado dessa forma, o time ficaria muito similar ao escalado por Oswaldo de Oliveira. Com o ex-treinador, entretanto, o esquema não vinha dando certo, e acabou terminando em demissão. O problema, entretanto, pode estar sendo resolvido.

O time de Oswaldo tinha posse de bola sempre superior à do adversário; atacava, trocava passes, mas pecava muito na finalização. Além de minar o trabalho do técnico, o problema gerou duras críticas aos atacantes Cristaldo e Leandro Pereira.

O alviverde se mobilizou para tentar fortalecer o setor e trouxe Alecsandro. Ainda é cedo para analisar o impacto da contratação, me o centroavante entrou e mudou o ataque palmeirense no domingo, na vitória sobre o Fluminense. Após a Copa América, deve ganhar a companhia do argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios.

Marcelo Oliveira será apresentado nesta terça-feira na Academia de Futebol. Sua estreia será no final de semana, diante do Grêmio, em Porto Alegre.

UOL Esporte

Comentários