Jornal: orçamentos de arenas da Copa "esquecem" até gramado

Previsão é de que Estádio Mané Garrincha esteja pronto até 2012, para receber Copa das Confederações. Foto: Luciana Cobucci/Especial para Terra

Projeto básico do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, não contempla gramado

Os orçamentos básicos de várias arenas que serão construídas ou reformadas para a Copa de 2014 apresentam imprecisões e não abrangem elementos fundamentais, abrindo espaço para o aumento dos gastos com as obras. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulodeste domingo, no caso do novo Estádio Mané Garrincha, por exemplo, o projeto básico - que, apesar de ser o pontapé inicial, deve conter uma descrição que contemple suficientemente a obra - não inclui cobertura, assentos, catracas, traves e até o gramado da arena, já orçada em R$ 671 milhões.

Já o projeto básico do Maracanã, que não contabilizava, entre outros itens, iluminação e instalações elétricas, foi caracterizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como não dando segurança alguma de que contemplaria o custo real da obra. No Estádio Verdão, em Cuiabá, os assentos e os telões também ficaram fora do orçamento, enquanto na Arena Amazônia, em Manaus, a Controladoria-Geral da União (CGU) constatou sobrepreço de RS 85 milhões. Os responsáveis pelas obras destas arenas atribuem as deficiências no orçamento a imprecisões da Fifa, que não teria especificado, por exemplo, o tipo de gramado e de assentos que devem ser instalados. Além disso, argumentam que o detalhamento da obra que consta no projeto executivo (mais específico que o projeto básico) é suficiente para contabilizar os gastos das arenas.

Comentários