Estrelas da final, Neymar e Martinuccio podem dar adeus após Libertadores

A força da Copa Libertadores pode ser medida pela dimensão que dá aos seus dois jogadores mais decisivos em 2011: Neymar e Alejandro Martinuccio, as estrelas da decisão desta quarta-feira entre Santos e Peñarol, chegam à final rodeados de especulações e propostas concretas para deixarem suas equipes imediatamente após a próxima semana.

À emissora italiana Sky Sport, o agente Ernesto Bronzetti assegurou o acerto para que Neymar se transfira para o Real Madrid. Nascido na Itália, Bronzetti é o responsável por grandes negociações do clube espanhol. A informação foi negada com veemência por todos os santistas, sobretudo o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e o próprio atacante. "Não há conteúdo nisso, estamos absolutamente focados nas finais. Ele está feliz no Santos, é só ver a cara dele, o jeito dele", argumentou Luis Alvaro.

Alejandro Martinuccio, o mais talentoso jogador do Peñarol, chegou a ser dado como praticamente certo no Palmeiras, mas a valorização depois de participar em alto nível no mata-mata da Libertadores provocou uma reviravolta. Sem contrato assinado com os palmeirenses, Martinuccio viu clubes da Itália, sobretudo Roma e Lazio, se envolverem no noticiário sobre sua possível negociação. Assim, às vésperas da final com o Santos, ele mudou de discurso e só deve ouvir ofertas após o desfecho da competição.

"Várias equipes me procuraram, mas vamos falar só depois da final. Equipes da Europa também têm ofertas, então preciso ver com minha família qual será o melhor para o meu futuro. O Palmeiras me ligou e repeti que não vou falar antes de terminar a decisão", alegou Martinuccio, alvo de inúmeras perguntas sobre seu futuro depois do treinamento do Peñarol na última segunda.

Assim como o meia argentino, Neymar mira apenas a decisão da Libertadores em seu discurso, mas já sabe que será alvo de assédio de outras equipes da Europa por conta da abertura da janela de transferências. "Não tem nada, sou jogador do Santos. Estou focado apenas nessa grande final. Sou do Santos e hoje nada me tira daqui", explicou o atacante, cuja multa rescisória é de 45 milhões de euros, embora o clube praiano tenha direito a apenas 60% de uma eventual negociação.

Companheiro de quarto e hoje o principal amigo de Neymar no Santos, o meia Elano não vê interferência das especulações no futebol do atacante. "O principal que vejo nele é quando entra no campo e nada disso influencia, o que é extremamente importante. Convivo todos os dias com ele, sou parceiro e é um garoto que criou em campo, com gols, toda essa responsabilidade que é passada para ele. Estará 100% para nos ajudar", disse.

A dois gols de Roberto Nanni (Cerro Porteño) e Wallyson (Cruzeiro), que têm sete, Neymar também pode ser artilheiro de uma competição profissional pela primeira vez. Nos jogos de mata-mata da Libertadores, ele se mostrou decisivo, com três assistências e dois dos sete gols marcados pela equipe até aqui.

Martinuccio, do Peñarol, marcou duas vezes, e foi considerado o mais importante da equipe uruguaia nos triunfos contra o Internacional, atual campeão da competição, e Velez Sarsfield, o campeão argentino.

Comentários