Tocha olímpica dos Jogos de Londres 2012 é apresentada

 . Foto: AP

O presidente do Comitê Organizador, Sebastian Coe, segura a tocha, que passará somente pela Grã-Bretanha

A tocha que percorrerá o Reino Unido pelas mãos de 8 mil corredores até o estádio da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012, foi apresentada nesta quarta-feira oficialmente ao público. No dia 19 de maio, a tocha começa o revezamento por Land's End, no extremo sudoeste do país, e dali viajará até as ilhas Hébridas, no norte da Escócia.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) restringiu o revezamento ao país sede por conta dos protestos realizados durante a passagem internacional da tocha na Olimpíada de Pequim, em 2008.

Pintada em dourado, a tocha de alumínio de 80 cm de altura e 800 g de peso tem oito mil buracos que simbolizam o número de pessoas que farão o revezamento nas 8 mil milhas (aproximadamente 13 mil quilômetros) do percurso da chama até o destino final. O desenho triangular também guarda simbolismos. Cada um dos ângulos representa os três Jogos Olímpicos organizados pela cidade, a primeira a sediar a competição por três vezes: em 1908, 1948 e 2012.

Os designers responsáveis pela criação são Edward Barber e Jay Osgerby. Em comunicado, eles se manifestaram: "trabalhamos para desenvolver uma tocha que lembre o revezamento e que reflita a paixão de Londres pelos Jogos Olímpicos. Queríamos mostrar o melhor das tecnologias da produção e demonstrar a excelência industrial disponível no Reino Unido. Trata-se de uma tocha de nosso tempo", disseram.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Sebastian Coe, destacou na apresentação da tocha olímpica que o revezamento da chama é um dos grandes símbolos das Olimpíadas. "As comunidades de todo o Reino Unido estão envolvidas indicando nomes para carregar a tocha e estou entusiasmado pelo fato de oferecermos a eles uma peça de belo desenho", declarou Coe.

Em média, 110 pessoas por dia participarão do revezamento até a esperada chegada a Londres, em 2012. O Comitê Organizador explicou que organizou os revezamentos com o objetivo de que 95% da população do Reino Unido fique a no máximo uma hora de viagem de qualquer um dos pontos pelos quais passará algum dos participantes do revezamento com a chama olímpica.

O Comitê também quer que metade dos mensageiros tenha entre 12 e 24 anos, e os demais incluam pessoas que contribuíram de maneira especial à melhoria de sua comunidade.

Comentários