Copa América tenta sair da sombra da tragédia do River Plate

 . Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

A atenção dos torcedores argentinos ainda está voltada para o rebaixamento do River Plate

O melhor jogador do mundo está na Argentina se preparando para jogar a sua primeira competição diante de seu país, mas a cinco dias da estreia na Copa América ninguém quer saber de Lionel Messi. A tragédia do rebaixamento do River Plate provocou comoção no país e diminuiu o interesse nos preparativos para o maior torneio do continente.

Durante a última semana, o assunto de rodinhas de conversa na Argentina passou longe dos preparativos da seleção do técnico Sérgio Batista. Os jornais reservaram páginas e páginas ao drama do time portenho e a Copa América, mesmo sendo disputada no quintal de casa, ficou relegada a pouco espaço.

Nas televisões, o cenário era o mesmo. Programas esportivos e não-esportivos reservavam praticamente todo o espaço para as informações do jogo River Plate x Belgrano, que decretou neste último domingo o rebaixamento do time portenho. Após a partida no Monumental de Nuñez, a atenção ao tema ainda se intensificou.

A tendência é que nesta semana, com a proximidade da estreia argentina no torneio na próxima sexta-feira, a Copa América esquente gradativamente e ao menos passe a dividir espaço com um drama que ainda será remoído pro um longo tempo.

Nas ruas, ainda é difícil ver camisas da Argentina e a empolgação passa longe dos torcedores. A seleção principal do país não ganha um título desde 1993 (Copa América) e entrou em descrédito mesmo contando com jogadores capazes de decidir um título.

"Vai ser muito difícil ganhar. Vamos ver o que acontece", disse o estudante Matias Lalla, 21 anos, que vestia um casaco da Argentina por cima de sua camiseta do River Plate no último sábado. "Não dou muita bola agora (para a Copa América). Minha preocupação é o River".

Vestida com a camisa da Argentina, a estudante Cintia também mostrava certo desinteresse pela competição e não se mostrava empolgada com a presença da Seleção Brasileira nos arredores de sua cidade, em Los Cardales. "Ouvi dizer sim, mas não gosto muito de futebol", afirmou.

A seleção da Argentina está no Grupo A da Copa América ao lado de Bolívia, Colômbia e Costa Rica. A estreia dos argentinos será diante dos bolivianos nesta próxima sexta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Ciudad de La Plata.

Comentários