Brasileiro se vangloria: "já fiz 2 gols no goleiro que parou Ronaldo"

Neymar tenta finalização contra o goleiro da Romênia. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Neymar tenta, mas só Fred conseguiu transpor Tatarusanu

Ciprian Tatarusanu deixou um gosto amargo na despedida de Ronaldo. Com duas intervenções providenciais, o goleiro romeno fez com que o protagonista da noite de quarta-feira até se desculpasse com os torcedores pelas chances perdidas. Se soubesse, Ronaldo poderia até pedir dicas para outro centroavante que também estava presente ali no Pacaembu.

Das arquibancadas do estádio, Moraes, ex-atacante do Santos, acompanhava com ansiedade a aflição do camisa 9 da Seleção em busca de seu último gol pela Seleção. Mas, ao contrário de Ronaldo, ele já superou Tatarusanu. Duas vezes, inclusive. Por isso, presente no Pacaembu, ele timidamente se vangloriava. "Fiquei muito feliz, afinal já fiz gols nele", conta ao Terra aquele que ficou marcado por fazer, em 2007, o gol do título paulista conquistado pelos santistas.

Moraes, a bem da verdade, estava ali para torcer por Ronaldo. Aos 36min, logo depois de entrar em campo contra a Romênia, o camisa 9 perdeu diante de Tatarusanu dentro da pequena área. Aos 39min, chutou por cima, apesar de livre na grande área. Cena rara na carreira do maior artilheiro das Copas: aos 42min, Neymar arrancou e rolou com açúcar, mas o goleiro romeno definitivamente estava disposto a roubar a cena. E conseguiu.

"Fiquei triste pelo Ronaldo. Esperava muito o gol, por tudo que ele já fez", descreve Moraes. "Em pouco tempo e fora de forma, fez mais que muitos ali dentro. O que o Tatarusanu fez com o Ronaldo foi sacanagem. Mas ele pegou muito depois, mostrou que não era nada pessoal", gargalha o atacante que, no futebol romeno, fez bastante sucesso com a camisa do Gloria Bistrita.

Foi a serviço do Gloria, uma equipe média do país, que Moraes marcou duas vezes contra o clube mais popular da Romênia - justamente o Steaua, em que atua Tatarusanu. A primeira delas em 7 de abril do último ano: "perdemos o jogo por 2 a 1, mas marquei de cabeça", recorda.

Meses depois é que aconteceria um dos mais marcantes gols do ex-santista em sua passagem pelo futebol romeno. Em 31 de outubro também de 2010, Moraes fez de pênalti o gol da vitória do Gloria sobre o Steaua. O triunfo sobre a equipe mais poderosa do país provocou uma grande festa no fim do jogo. "Mas ele já fez milagres contra nós em vários jogos. Por ser alto e ágil, se destaca muito".

Especulado em clubes de centros maiores da Europa, como o Schalke 04, Tatarusanu terá a companhia de Moraes na próxima temporada caso permaneça. O ex-atacante santista assinou com o Steaua Bucareste e até já tem amizade com o goleiro, 25 anos. "Temos contato, já conversamos e ele até comentou que poderíamos ser colegas de quarto. Ele é capitão, tem ascendência sobre os demais e um bom caráter", define ele, que já manteve conversas para defender a seleção romena. E que, mesmo com uma carreira modesta, já conseguiu algo que faltou para o adeus perfeito de Ronaldo.

Comentários