Contusões e instabilidade atrapalham preparação do ataque de Mano

Mano fez vários testes na equipe, com cinco substituições. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Mano Menezes espera as voltas de Ganso e Pato para montar ataque ideal

Sete jogos e nenhuma repetição da formação ofensiva. Com este histórico preocupante, o técnico Mano Menezes encaminha a parte final da preparação da Seleção Brasileira para a Copa América sem conseguir testar em mais de uma partida a mesma equipe do meio-de-campo de armação para a frente.

A alternância do setor é resultado principalmente das contusões dos jogadores-chave Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato. O primeiro só jogou a estreia de Mano na Seleção contra a os Estados Unidos, enquanto Pato perdeu, por exemplo, os dois últimos amistosos por lesão.

No período sem Ganso, Mano testou Phillipe Coutinho, Carlos Eduardo, Giuliano, Ronaldinho, Douglas, Jadson, Renato Augusto e Elano como meias de armação, mas nenhum conseguiu se firmar no time.

No ataque, a situação é parecida. Com Nilmar e Pato frequentemente machucados, André, Leandro Damião e Fred foram alguns dos nomes observados de perto pelo treinador.

Mesmo diante de tantas variações, Mano tem em sua cabeça a linha ofensiva ideal montada com Ganso centralizado na meia, Robinho pela direita, Neymar pela esquerda e Pato como um centroavante com mobilidade. A formação, se mantida, só será repetida na Copa América.

"Eu saio do jogo da Holanda achando que é possível jogar com este esquema, com um jogador de cada lado. Sigo firme achando que é possível pensar dessa maneira", afirmou o treinador, que contra os holandeses escalou Fred como centroavante e Elano como meia, além de Robinho e Neymar pelas pontas.

A falta de continuidade no ataque não se repete na defesa. Mano já tem claro o time no setor com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Lucio e André Santos. A formação defensiva, acrescida dos volantes Lucas e Ramires, enfrentou Escócia e Holanda e ficou sem tomar gols.

Veja as variações nos homens ofensivos da Seleção desde que Mano assumiu o comando da equipe:

Brasil 2x 0 Estados Unidos, 10/08/10: Ganso, Neymar, Robinho e Pato

Brasil 3 x 0 Irã, 07/10/2010: Carlos Eduardo, Phillipe Coutinho, Robinho e Pato

Brasil 2 x 0 Ucrânia, 11/10/2010: Elias, Carlos Eduardo, Robinho e Pato

Brasil 0 x 1 Argentina, 17/11/2010: Elias, Ronaldinho, Robinho e Neymar

Brasil 0 x 1 França, 09/02/2011: Hernanes, Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato

Brasil 2 x 0 Escócia, 27/03/2011: Elano, Jadson; Neymar e Leandro Damião

Brasil 0 x 0 Holanda, 04/03/2011: Elano, Robinho, Neymar e Fred

Comentários