COI encerra inspeção distribuindo elogios ao Rio: ‘Um bom progresso’

Nawal Wel Moutawakel presidente da comitiva do COI visita Rio-2016 (Foto: Agência Reuters)

Nawal durante entrevista coletiva no Rio

Na segunda visita oficial ao Rio de Janeiro, a comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) gostou do que viu. Após três dias de palestras e vistorias, o grupo disse ter ficado satisfeito com os avanços na preparação dos Jogos de 2016. Nesta quinta-feira, durante a entrevista que marcou o fim da inspeção, a presidente Nawal Wel Moutawakel distribuiu elogios e ressaltou o comprometimento com os atletas e com o legado.

- Tenho o prazer em relatar que Rio-2016 está fazendo um bom progresso. O Rio-2016 fez um grande esforço como organização, seu planejamento é muito forte e tem feito um bom início na área de marketing. Nós também ficamos muito impressionados pela qualidade das pessoas que estavam fazendo as apresentações. E foi bastante agradável ver o apoio apaixonado de todos os níveis do governo - disse Nawal.

A presidente da comissão fez um balanço positivo dos progressos da cidade. Até um assunto que antes parecia preocupar, a demora na criação da Autoridade Pública Olímpica (APO), já não é visto como um problema pela entidade. A presença do provável presidente da APO, Henrique Meirelles, nas reuniões e as explicações realizadas sobre o processo de oficialização do órgão deixaram Nawal mais segura.

O diretor do COI, Gilbert Felli, também teceu elogios ao Rio de Janeiro e destacou que a cidade está, inclusive, adiantada em algumas questões. Com a definição do local onde será realizado o golfe, os Jogos Rio-2016 já têm todos os locais de competição estabelecidos.

- Eu tenho seguido todas essas cidades (que receberam os Jogos), e eu diria que o Rio estaria muito bem posicionado. É a primeira vez que decidimos cinco anos antes onde todas as modalidades serão realizadas. Então, a posição do Rio é excelente – afirmou Felli.

A preocupação com o legado também foi notada e elogiada pelo COI.

- O trabalho feito em relação a legado e atletas foi muito bem recebido. O comprometimento com os atletas ficou claro nas apresentações sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O desejo de que os Jogos deixem um legado positivo e duradouro foi óbvio – disse Nawal, que citou como exemplos a nova escola de esporte inaugurada em Santa Teresa e o programa olímpico de educação que agora fará parte das escolas em toda a cidade.

Comentários