Nadal supera Murray e aguarda Federer ou Djokovic em decisão

 . Foto: EFE

Com liderança do ranking ameaçada, Nadal tentará o sexto título em Roland Garros

O espanhol Rafael Nadal confirmou nesta sexta-feira a classificação para a final de Roland Garros. Sem grandes problemas, o atual número 1 do mundo derrotou o escocês Andy Murray por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/5 e 6/4, e agora espera em sua sexta decisão no saibro parisiense pelo suíço Roger Federer ou pelo sérvio sensação Novak Djokovic, que se enfrentam ainda nesta tarde.

Tenista com os melhores resultados no saibro em atividade, o espanhol não passou por apuros diante do britânico quarto colocado na lista. Ainda que tenha dificultado para o espanhol nas duas primeiras parciais, Murray deu mostras de sentir ainda uma lesão no tornozelo direito e não teve condições de barrar a sexta classificação de Nadal para a decisão de Roland Garros, em sete edições disputadas do torneio francês.

Nadal começou arrasador contra Murray: logo no primeiro set abriu 5/1 sobre o rival e deu mostras de que confirmaria a vitória com estranha e exagerada facilidade. O escocês, contudo, conseguiu reagir antes do final da parcial: quebrou o saque adversário e chegou a ter 5/4 e break points, mas não falhou ao tentar superar novamente o serviço do espanhol. A parcial terminou com 6/4, e Nadal abriu um set.

Menos disperso e mais confiante no segundo set, Murray dificultou o jogo para Nadal na parcial seguinte, mas sem demonstrar grande eficiência em seu saque. Após duas quebras para cada tenista, a parcial só foi decidida no 11º game: o espanhol foi mais agressivo, venceu o serviço do rival, abriu 6/5 e teve tranquilidade para fechar em 7/5, ampliando a vantagem para 2 a 0.

A vantagem na partida não tirou o foco de Nadal, que aproveitou o embalo para quebrar o saque de Murray logo de cara no terceiro set e abrir 1/0. O espanhol, porém, ficou sob pressão no sexto game, quando sacou com 15-40, mas conseguiu salvar os pontos de quebra e chegar a 4/2.

No oitavo game o espanhol voltou a ter seu saque diversas vezes ameaçado por Murray, mas conseguiuse defender bem nos momentos mais importantes. Nadal mantave a quebra de vantagem e fechou o duelo em sets diretos, com 6/4, ao final de três horas e 17 minutos de partida.

Cinco vezes campeão de Roland Garros, Nadal conseguiu nesta sexta-feira estender também a vantagem sobre Murray no confronto direto com o rival. Invicto no saibro contra o britânico em quatro partidas já realizadas, o atual número 1 do mundo ainda comemorou o 11º triunfo sobre o escocês, em 15 encontros. A última vitória do britânico aconteceu no Masters 1000 do Canadá do ano passado.

Podendo perder a liderança do ranking da ATP ainda nesta sexta-feira, Nadal espera quem enfrentará na decisão de Roland Garros: ex-número 1, Federer pode ver Djokovic atingir o topo da lista pela primeira vez na carreira caso perca para o sérvio, dono de uma invejável série invicta na temporada.

Comentários