Botafogo tenta encerrar jejum de 11 anos contra o Flamengo

 . Foto: Agência Lance

Técnico Caio Júnior comandará Botafogo buscando quebrar tabu diante do Flamengo

Entre a queda do Flamengo e a ascensão do Botafogo está o clássico deste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Quando os caminhos de rubro-negros e alvinegros se cruzarem, estará em jogo não só a sequência do trabalho de cada lado, mas também uma escrita de quase 11 anos. Desde 7 de outubro de 2000 que os botafoguenses não vencem os rivais em Campeonatos Brasileiros.

Campeão estadual invicto, o Flamengo não teve bom início no Brasileiro. Após estrear com goleada sobre o time misto do Avaí, a equipe acumula três empates seguidos e a desconfiança da torcida. O Botafogo seguiu a trilha oposta. Foi mal no Carioca e sequer se classificou às semifinais da Taça Rio. Mas agora, com Elkeson e Maicosuel, começa a embalar.

"O Botafogo está jogando com três meias e um atacante. Será um jogo duro. O Elkeson está muito bem, e o Maicosuel pode fazer a diferença", analisou o técnico do clube rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo.

O meia Thiago Neves, no entanto, não acredita que o tabu jogue a favor do Flamengo. Segundo ele, quando a bola rola, o retrospecto fica fora das quatro linhas. "Isso não tem nada a ver. É um outro momento, as equipes estão diferentes", disse o camisa 7.

Para acabar com um jejum de quase 11 anos, o técnico do Botafogo Caio Júnior aposta no bom momento do clube alvinegro. Após um começo incerto, aos poucos, o treinador está dando a sua cara à equipe.

"Acho que o momento nosso é melhor do que aquele de quando cheguei. Taticamente, a gente encontrou uma formação. Há uma tendência de a gente competir na partida, e quem sabe, buscar a vitória", afirmou o técnico.

Para bater o arquirrival, Caio Júnior manteve o seu esquema preferido, o 4-2-3-1, sem um atacante de ofício. A expectativa é que Herrera jogue como segundo atacante, enquanto Elkeson deve ficar na área. Assim, caberá a Maicosuel o papel de armar o time.

Mistério vira uma arma rubro-negra
Sem ter alcançado a meta traçada para as primeiras rodadas, o Flamengo conta com as duas próximas partidas na cidade do Rio de Janeiro para ficar entre os quatro primeiros do Brasileiro. O objetivo da equipe rubro-negra é compensar os dois pontos perdidos para o Bahia.

"Fizemos a projeção para as três primeiras rodadas. Queríamos estar entre os quatro primeiros. Temos dois jogos no Rio para marcar seis pontos", disse Vanderlei Luxemburgo.

A necessidade de uma vitória faz o Flamengo optar pelo mistério para tentar superar o Botafogo. No constante rodízio do ataque, Deivid saiu na frente de Wanderley e tem boas chances de jogar. Mas Diego Maurício, titular no treino da última sexta-feira, pode ser a surpresa.

"Eles estão se esforçando. É muita pressão sobre os atacantes. Nossa função é ajudar", afirmou Thiago Neves.

O contraste no "duelo das pranchetas"
O "duelo das pranchetas" coloca frente a frente dois treinadores de gerações diferentes do futebol. Enquanto o técnico Caio Júnior ainda busca a afirmação profissional com títulos, Vanderlei Luxemburgo é um dos mais vencedores do futebol brasileiro. Currículo que muito respeito pelo técnico alvinegro. "Eu considero o Vanderlei como um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro por todas as conquistas. Taticamente ele é muito inteligente. Tenho uma motivação muito grande em jogar contra ele pelo nível do jogo", analisa Caio Júnior.

Motivação que também é compartilhada por Jefferson, Maicosuel e Elkeson. O goleiro faz o jogo antes de servir à Seleção Brasielira na Copa América. Maicosuel faz o primeiro clássico após a sua lesão e o garoto Elkeson terá o seu batismo de fogo.

Comentários