Fla tem nova chance de exorcizar fantasma da Arena da Baixada

 . Foto: AP

O paranaense Thiago Neves é a esperança do Flamengo para acabar com tabu na Arena da Baixada

O Flamengo terá, neste domingo, uma nova chance de exorcizar um velho fantasma. Às 18h30 (de Brasília), o time enfrenta o Atlético-PR e a maldição da Arena da Baixada, onde jamais venceu. Mas não só o estádio traz más lembranças aos cariocas. As viagens a Curitiba costumam ser turbulentas e já fizeram o time rubro-negro voltar com vexames na bagagem. Paranaense, Thiago Neves retorna à equipe para tentar quebrar a escrita e, ao mesmo tempo, espantar as suas bruxas, depois de ficar fora da lista de convocados da Seleção para a Copa América.

O camisa 7 da Gávea sabe que não pode se abalar com o golpe. Afinal, só há um caminho para voltar a vestir a camisa amarela: continuar bem no Flamengo. E o percurso começa na Arena da Baixada. Conselho do técnico da Seleção, Mano Menezes.

"Fiquei feliz de ter participado de dois jogos e da despedida do Ronaldo. Estou tranquilo, o Mano conversou comigo. Tenho que continuar trabalhando no clube para poder voltar (à Seleção). Continuo com a mesma motivação", disse Thiago Neves, no último sábado, depois do treino.

O apoiador foi revelado pelo Paraná e começou a mostrar o seu futebol nos gramados de Curitiba. Para ele, as lembranças daquele tempo são as melhores. Neste domingo, o jogador terá a chance de atuar diante de sua mãe e outros familiares na plateia. Por outro lado, o torcedor do Flamengo sente arrepios quando sabe que precisará jogar na capital paranaense.

O Brasileiro de 2003 foi de terror. Em Curitiba, o Flamengo perdeu por 4 a 1 para o Atlético-PR, 5 a 0 frente ao Coritiba e 6 a 2 diante do Paraná. O Atlético já devastou o Flamengo outras duas vezes na Arena da Baixada: 4 a 0, em 2001; e 5 a 3, em 2008 - ambas pela competição nacional. E na campanha do hexa, em 2009, há uma mancha provocada pela terra de Thiago Neves: outra derrota por 5 a 0 para o Coritiba.

"Lá é complicado de jogar. A dificuldade é muito grande, tem pressão da torcida, mas, com o futebol que o Flamengo vem demonstrando, tem tudo para quebrar esse tabu tão grande", afirmou Thiago Neves.

Na Arena da Baixada, foram nove derrotas e dois empates em 11 jogos. A última vez em que o Flamengo venceu o Atlético-PR em Curitiba foi em 1974, por 2 a 1, gols de Zico e Paulinho.

Comentários