Por anos 60, ídolo santista pede nova decisão contra o Peñarol

Edu torce por uma final entre Santos e Peñarol na Libertadores. Foto: Diego Garcia/D.S. Garcia & Cia Ltda - Especial para o Terra

Edu torce para que Santos repita a final de 1962 contra o Peñarol

Ídolo da história do Santos, o ex-atacante Edu era um dos mais animados após a classificação à decisão da Copa Libertadores. Feliz pelo bom momento da equipe, o ex-atleta pede por uma nova final contra o Peñarol-URU, rival do time brasileiro nos anos 60 e adversário na decisão do primeiro título continental santista.

"Seria lindo ver novamente uma decisão contra o time que enfrentamos no ano de nosso primeiro título. O Peñarol é tradicional e gostaria muito de ver outra decisão contra eles. Seria maravilhoso para a história do futebol rever esse clássico", disse Edu. A reportagem do Terra encontrou o ex-jogador assistindo à partida contra o Cerro Porteño-PAR em uma padaria da cidade de Santos.

Santos e Peñarol decidiram a Copa Libertadores em 1962. Na ocasião, o clube brasileiro, comandado por Pelé, faturou o troféu após duas vitórias (2x1 e 3x0) e uma derrota (2x3) nos confrontos da final, que ainda era decidida no sistema de "melhor de três". Três anos depois, o time uruguaio deu o troco e eliminou o clube alvinegro na semifinal do certame.

Edu iniciou a carreira em 1965 pelo próprio Santos, onde permaneceu por 12 anos. Conquistou cinco Campeonatos Paulistas (1966, 1967, 1968, 1973 e 1978), uma Taça Brasil (1965), um Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e um Torneio Rio-São Paulo (1966). Disputou ainda três Copas do Mundo (1966, 1970 e 1974), tendo sido campeão com a Seleção Brasileira no México, em 1970.

Até hoje o ex-atacante figura como um dos maiores artilheiros da história do clube. Foram 183 gols em 584 partidas, números que também o deixam em quinto no ranking de atletas que mais vezes vestiram a camisa do Santos.

O time alvinegro se classificou para a decisão da Libertadores de 2011 após empatar por 3 a 3 contra o Cerro na última quarta, em Assunção, e encara na final o vencedor de Peñarol-URU e Vélez Sarsfield-ARG. No duelo de ida, vitória dos uruguaios por 1 a 0. O jogo de volta será realizado nesta quinta-feira, em Buenos Aires.

Comentários